Seminário sobre "A livraria da Praia dos Arrifes: uma janela para a biodiversidade de vertebrados do Cretácico Inferior da Bacia do Algarve"

Dr. Hélder Pereira

TS
Teresa Seixas
01 janeiro, 2024≈ 2 min read

O Cretácico foi um período importante no que diz respeito à evolução dos vertebrados. As associações fósseis de vertebrados cretácicos são geralmente estudadas do ponto de vista da paleontologia sistemática, tafonomia e paleoecologia, pois geralmente fornecem dados essenciais para a realização de reconstruções paleoambientais. Ao longo da secção costeira dos Arrifes – localizada a cerca de 2 km a oeste de Albufeira (Algarve central) – é possível observar uma sequência sedimentar do Cretácico Inferior (Barremiano superior–Aptiano inferior). Durante os últimos dois anos, procedeu-se à recolha sistemática de amostras de sedimentos naquele local. O processamento de 500 kg de material permitiu identificar várias camadas ricas em microfósseis de vertebrados. O estudo e a descrição do material recolhido possibilitaram caracterizar e identificar uma fauna de vertebrados inesperadamente rica e diversa.

Os novos dados obtidos têm implicações paleoambientais consideráveis e fornecem informaçõesadicionais sobre o ambiente de deposição e paleoecologia da parte central da Bacia do Algarve durante o Cretácico Inferior.

Data: 10 janeiro 2024, 16h30

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91651344068