Oradores convidados

Amira Hanafi

Amira Hanafi é uma poeta, trabalhadora cultural e artista que trabalha com a linguagem como material. O seu trabalho utiliza sistemas, jogos, performances e publicação para reunir comunidades de personagens reais e ficcionais que falam, interagem e, por vezes, trocam identidades. O trabalho de Amira tem sido exibido amplamente online e em espaços offline em todo o mundo, mais recentemente na 5th International Biennale of Casablanca e no Musée Les Abattoirs em Toulouse, França. É autora dos livros Forgery (Green Lantern Press, 2011) e Minced English (2010), uma série de trabalhos impressos de edição limitada. É também autora de um número crescente de obras de literatura eletrónica, como parte do projeto transdisciplinar A dictionary of the revolution, que ganhou o Public Library Prize for Electronic Literature, o New Media Writing Prize, e o Artraker Award for Changing the Narrative. Amira é atualmente escritora em residência na Coastal Carolina University, onde ensinam escrita criativa e trabalham em projetos que visam construir linguagem para identidades fluídas e corpos que cruzam fronteiras. Foto de Jason Oppliger.

PUBLICAÇÕES

CreaTures Glossary, website, 2021.

A dictionary of the revolution, website, 2018.

Forgery, Green Lantern Press, 2011.

Minced English, livro auto-publicado, 2010.

Jussi Parikka

Aarhus University

Jussi Parikka é Professor de Estética e Cultura Digital na Universidade de Aarhus (Dinamarca). É também professor convidado da Winchester School of Art (Universidade de Southampton) e da FAMU na Academia de Artes Performativas de Praga, onde lidera o projeto Imagens Operacionais e Cultura Visual (2019-2023, financiado pela Fundação Checa de Ciência). Em 2021, foi eleito membro da Academia Europaea. É autor dos livros Insect Media (2010), Digital Contagions (2007/2016), A Geology of Media (2015), and A Slow, Contemporary Violence (2016). Recentemente, coeditou Photography Off the Scale (2021) e foi coautor de The Lab Book: Situated Practices in Media Studies (2022). O seu livro Operational Images é lançado no verão de 2023. Os livros de Parikka foram traduzidos para 11 línguas, incluindo japonês, coreano, chinês, checo, italiano, francês, espanhol e português. Além do seu trabalho académico, Jussi trabalha ainda como curador, sendo parte da equipa curadora da Bienal de Helsínquia 2023. É também o curador (juntamente com Daphne Dragona) da exposição e projeto de investigação de curadoria Weather Engines (segunda edição no outono de 2023 no Laboral em Gijon, Espanha). Foto de Pavlos Fysakis.

PUBLICAÇÕES

Operational Images. From the Visual to the Invisual, University of Minnesota Press, 2023.

The Lab Book: Situated Practices in Media Studies (juntamente com Lori Emerson e Darren Wershler), University of Minnesota Press, 2022.

Remain (juntamente com Rebecca Schneider e Ioana B. Jucan), University of Minnesota Press e Meson Press, 2019.

A Geology of Media, University of Minnesota Press, 2015.

Lori Emerson

Lori Emerson é professora associada no Departamento de Inglês e no Intermedia Arts, Writing, and Performance Program da Universidade do Colorado at Boulder. É também Diretora Fundadora do Media Archaeology Lab. Emerson tem escrito sobre a poética dos média, bem como sobre a história da computação, arqueologia dos média, teoria dos média e humanidades digitais. Atualmente, está a trabalhar num conjunto de projetos de investigação a que chama "Other Networks" ou histórias de redes de telecomunicações que existiam antes ou paralelamente à Internet. É coautora do LAB BOOK: Situated Practices in Media Studies" (University of Minnesota Press, 2022) com Darren Wershler e Jussi Parikka e autora de Reading Writing Interfaces: From the Digital to the Bookbound (University of Minnesota Press, 2014). É também coeditora de três antologias: The Johns Hopkins Guide to Digital Media, com Marie-Laure Ryan e Benjamin Robertson (2014); Writing Surfaces: The Selected Fiction of John Riddell, com Derek Beaulieu (Wilfred Laurier University Press, 2013); e The Alphabet Game: a bpNichol Reader, com Darren Wershler (Coach House Books, 2007).

PUBLICAÇÕES

“Six (Difficult and Inconvenient) Values to Reclaim the Future with Old Media", The Bloomsbury Handbook to the Digital Humanities. Ed. James O’Sullivan, Routledge, 2022

“The Net Has Never Been Neutral”, 2021.

“Alternative Internets and Their Lost Histories", Los Angeles Review of Books, 2021.

“‘Did We Dream Enough?’ THE THING BBS As An Experiment in Social-Cyber Sculpture”, Rhizome, 2020.