Investigadores do CES apresentam resultados sobre educação inclusiva
O colóquio tem lugar a nove de julho no Centro de Estudos Socias da Universidade de Coimbra
O ensino é o tema principal do colóquio “Educação, Comunicação e Direito: formação, pensamento pedagógico e experiências”. O objetivo é refletir sobre “uma educação que esteja mais próxima das pessoas necessitadas e sedentas de justiça”, afirma Zéu Palmeira Sobrinho, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES).
Durante o colóquio vão ser apresentados resultados das pesquisas de três pós-doutorandos do CES. Após as apresentações vai haver ainda espaço para debate com a comunidade académica sobre o tema.
uma educação que esteja mais próxima das pessoas necessitadas e sedentas de justiça
A programação do colóquio conta com a apresentação do professor da Universidade Federal de Pernambuco, Gildemarks Costa e Silva, que aborda o tema da educação na América Latina. Vai também marcar presença o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Itamar Nobre, que vai apresentar o resultado da sua pesquisa sobre a formação de um pensamento crítico de jovens sobre o discurso mediático. O investigador pretende permitir que os alunos produzam “o seu discurso e revelem a essência do que é o seu espaço comunitário, em contraposição do discurso oficial e hegemónico dominante”. A terceira apresentação está a cargo de Zéu Palmeira Sobrinho, também professor da UFRN, que vai relacionar a educação com o direito.
O colóquio vai ter lugar na Sala 1 do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no dia 9 de junho a partir das 09h30.
A programação pode ser consultada aqui.
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Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.