Projeto LFA

Sobre

O Projeto Living the Future Academy (LFA) assume, como propósito estratégico e legado para o futuro, a preparação de pessoas, organizações e territórios para a implementação de decisões inteligentes, de forma sustentável e estratégica, inspirando a mudança paradigmática necessária à liderança cooperativa e à transição para uma Sociedade 5.0.

Para o efeito, o projeto enquadra mais de uma centena de parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais, com diversas organizações socioeconómicas integradas em diferentes clusters empresariais e comerciais (comportando um numero superior a 300 associados), bem como autarquias, incubadoras, laboratórios, escolas, ordens profissionais, instituições de saúde, associações comerciais e empresariais e cinco Comunidades Intermunicipais (Região de Coimbra; Viseu Dão Lafões; Oeste; Médio Tejo; Beiras e Serra da Estrela), envolvendo o território correspondente a 73 municípios da Região Centro.

Copromotores

A LFA é promovida por um consórcio forte, estruturado e diferenciado que potencia:

  • Conexão com diferentes territórios (incluindo territórios de baixa densidade) e retenção de população e recursos humanos qualificados;
  • Articulação entre subsistemas de ensino superior e diferentes perfis de cursos e de destinatários;
  • Aprendizagem Interprofissional (Saúde e Setor Social).

Universidade dos Açores – Escola de Saúde

Pilar Local, Saber Atlântico, Conhecimento Universal

Fundada em 1976, a Universidade dos Açores consolidou-se ao longo das décadas como uma instituição de referência no seio do arquipélago, conseguindo edificar laços científicos e culturais dentro e inter-ilhas. Mas firmou-se também como uma instituição de caráter universalista, potenciando a relevância que a sua natureza atlântica lhe confere: uma verdadeira ponte entre a Europa, as Américas e outras geografias do saber, confirmando que, nela, a Scientia Lucet.

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) resulta da fusão, em 2006, da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (fundada em 1881) e da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto (fundada em 1971).

A ESEnfC é uma instituição pública, pioneira do ensino de enfermagem em Portugal, comprometida com a promoção da saúde global e o desenvolvimento sustentável, referência nacional e internacional, com qualidade certificada e responsabilidade social.

Dedica-se à educação integral de enfermeiros e ao ensino em saúde, à investigação e inovação, à prestação de serviços e à criação e difusão de cultura, que sustentam o desenvolvimento da Enfermagem como ciência e profissão.

Instituto Politécnico de Viseu

O Instituto Politécnico de Viseu é uma instituição de ensino superior de direito público ao serviço da sociedade, que tem como objetivos a qualificação de alto nível, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes, num quadro de referência internacional.

Instituto Politécnico da Guarda

É uma instituição de ensino superior de direito público, ao serviço da sociedade, orientada para a produção e difusão do conhecimento, criação e transmissão da cultura e do saber de natureza profissional, da ciência, da tecnologia e das artes, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.

Tem como missão qualificar profissionais através de programas de formação de qualidade reconhecida e que sejam geradores de competências para o desenvolvimento de conhecimento, para a criação, transmissão e difusão da cultura e do saber de natureza profissional para benefício da região e do país.

Universidade de Coimbra

Criada em 1290 por D. Dinis, a Universidade de Coimbra é a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do Mundo.

Missão: A Universidade de Coimbra é uma instituição de criação, análise crítica, transmissão e difusão de cultura, de ciência e de tecnologia que, através da investigação, do ensino e da prestação de serviços à comunidade, contribui para o desenvolvimento económico e social, para a defesa do ambiente, para a promoção da justiça social e da cidadania esclarecida e responsável e para a consolidação da soberania assente no conhecimento.