Inovação Pedagógica
O LFA visa contribuir para a criação de um ecossistema de formação de professores para a construção da escola do futuro. A disponibilização de recursos tecnológicos nas escolas não é suficiente, nem eficaz, se não for acompanhada pela formação e sensibilização dos professores para a mudança paradigmática que esta transição preconiza.
A Iniciativa estrutura-se, assim, em torno de um pipeline de transição educacional ancorado nos seguintes eixos:
Transição digital na educação pré-universitária (em coordenação com CMI/municípios e escolas), que contribuirá para a definição de conteúdos formativos adaptados à transição digital com a consequente capacitação dos professores do ensino básico, secundário e profissional
Transição digital e empoderamento no ensino superior, em particular, mas não exclusivamente, na formação inicial de professores.
Processos de coordenação e osmose entre diferentes sistemas de ensino, que irão promover a aprendizagem cruzada. Uma peça importante nesta osmose e na preparação para um novo mindset no ensino superior é a partilha de boas práticas e a definição de modelos que, de forma permanente, possam potenciar a reflexão realizada e estar em constante atualização.