Requisições

Como enviar / Requisitos Especiais | Controlo de Qualidade

REQUISIÇÕES


Aqui poderá encontrar as Requisições para os Exames pretendidos:

  • Exame Histopatologia (anexo)
  • Exame Citopatológico - Ginecológico (anexo)
  • Exame Citopatológico – Não Ginecológico (anexo)
  • Patologia Molecular (anexo)

Como enviar / Requisitos Especiais


TUMORES SÓLIDOS - FIXAÇÃO EM FORMALDEÍDO EM INCLUSÃO EM PARAFINA (FFPE)

  • Tecidos fixados em formol e incluídos em parafina / Citoblocos não exposto á solução de descalcificação grosseira - contactar IAP-PM.
  • O bloco de parafina deverá conter até 3 mm de espessura de tumor.
  • As lâminas de HE e/ou cortes não corados devem ser devidamente rotulados.
  • O bloco de parafina que corresponda ao número da amostra deverá ser identificada na Requisição.
  • As lâminas devem ser enviadas para o IAP-PM á temperatura ambiente, em recipientes de armazenamento adequados (caixas de plástico para lâminas), para proteção durante o transporte.
  • Um relatório de patologia cirúrgica, biópsia e / ou citopatologia e uma Requisição preenchida devem acompanhar as amostras enviadas para o IAP-PM.

SANGUE PERIFÉRICO – BIÓPSIA LÍQUIDA

· 5 ml de sangue periférico fresco coletado em tubo Streck / EDTA ou tubo ACD.

· O sangue deve permanecer refrigerado até ao envio.

· O tempo de pausa antes do envio deve ser inferior a 4 horas.

· O envio é feito à temperatura ambiente em contentor devidamente rotulado para substâncias de risco biológico.

· Um relatório de patologia cirúrgica, biópsia e/ou citologia e uma Requisição preenchida devem acompanhar todas as amostras

Controlo de Qualidade


POLÍTICA DE QUALIDADE

O IAP-PM considera como Missão a prestação de serviços de excelência em Patologia Cirúrgica, Patologia Médica, Citopatologia, Patologia Molecular, Digital e Experimental.

Tem o objectivo, promover a melhoria da qualidade de vida da população, realizando diagnósticos corretos e de acordo com as melhores práticas e metodologias estabelecidas, em colaboração com Entidades com perfil Médico e/ou de Investigação.

Seguimos a filosofia da FMUC, como centro de referência do Centro: Prestação de Serviços à Sociedade e às Comunidades Médica e Científica, Formação para os Profissionais Médicos e Biotécnicos: disponibilidade para Colaboração.

O IAP-PM possuí: Sistema de Gestão de Qualidade de Melhoria Contínua dos Processos Metodologias e Recursos, voltados para obter Resultados de Excelente Qualidade: Satisfação dos seus clientes no patamar de desenho e desenvolvimento.

A competência técnica e rigor são aplicados nos vários enquadramentos da Anatomia Patológica: os Laboratórios do IAP-PM integram uma equipa em formação contínua, com aplicação dos Sistemas de Qualidade e no compromisso com a Missão do IAP-PM, no âmbito legal e para o Centro de Portugal.

O IAP/PM avaliza-se perante as Leis do Ministério de Saúde de Portugal que regulamentam os serviços de Anatomia Patológica e de Genética Humana e com as normas de certificação ISO 9001/2015.