No âmbito das Regências das Unidades curriculares de Anatomia I e II da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Prof. Doutor António Bernardes organiza nos dias 22 e 24 de maio de 2023 o 19º Curso de Disseção para alunos do 1º ano de Medicina. Os participantes são voluntários estando inscritos 210 alunos.

Este é um curso essencialmente prático em que os alunos dissecam regiões de cadáveres e órgãos colhidos durante autópsias. Algumas semanas antes do Curso o aluno ficará conhecedor dos órgãos ou regiões a dissecar, de modo a preparar-se teoricamente.

Com esta iniciativa pretende-se que os alunos: aprendam a dissecar; sintam a diferença enorme entre a realidade e o desenho e/ou imagens animadas; possam observar variações do normal; percebam melhor a necessidade do médico em saber Anatomia; aumentem o gosto pelo estudo da Disciplina; aperfeiçoem o conhecimento sobre as regiões dissecadas; usufruam de enriquecimento humano acrescido na relação docente/discente.

Programa

1 - Aprendizagem teórico-prática sobre manuseamento de alguns instrumentos cirúrgicos e princípios básicos de disseção;

2 - Disseção de uma ou mais regiões e/ou órgãos. Cada grupo de 4 alunos dissecará uma ou mais regiões e/ou órgãos orientado por um ou dois docentes e irá observando as outras regiões anatómicas dissecadas pelos colegas dos outros grupos;