/ PROJETO PRR_LFA

Plano de Recuperação e Resiliência

09/01/2023 a 07/02/2023

08/02/2023 a 19/04/2023

O Curso "Porquê Estudar, Como Estudar" procura levar os estudantes a refletir criticamente sobre o propósito da educação na atualidade e a refletir criticamente sobre o seu papel na sociedade. Um dos propósitos deste curso é desenvolver a capacidade de estudar eficaz e eficientemente, transmitindo algumas das ferramentas necessárias para agirem e inspirarem a ação positiva no sentido do desenvolvimento. Como fim último, procurar-se-à que os estudantes que frequentam este curso adquiram confiança da sua capacidade de agir positivamente no mundo e inspirarem outros a fazer o mesmo.

Sessões de trabalho:

Quartas-feiras - 18:00 - 20:00

Muitos estudantes ingressam no ensino superior com dúvidas sobre a importância da educação e do seu papel enquanto estudantes. Na ausência de uma tentativa estruturada de esclarecer estas dúvidas, elas poderão acompanhá-los ao longo de todo o seu percurso académico, e até mesmo após a sua conclusão. Acresce que, apesar de ingressarem no ensino superior, muitos estudantes não possuem as ferramentas necessárias para levar a cabo o seu estudo de forma produtiva. Por fim, carecem de orientação relativamente à forma como podem impactar positivamente o meio onde se inserem e as pessoas que os rodeiam. O Curso de Formação – “Porquê Estudar, Como Estudar” procura colmatar estas lacunas. Assume como objetivo: oferecer respostas quanto ao sentido da educação e ao papel do estudante na sociedade atual, ao mesmo tempo munindo os estudantes das ferramentas necessárias para estudarem de forma a eficaz e eficiente, e desenvolvendo as suas capacidades de cidadania

No final do curso os estudantes deverão ter desenvolvido: a capacidade de pensar criticamente sobre os diferentes sentidos da educação, sendo capazes de construir a sua própria perspetiva sobre o seu significado; a capacidade de pensar criticamente sobre o seu papel enquanto estudantes na sociedade, bem como serem capazes de ponderarem as responsabilidades que podem assumir através desse papel; as capacidades necessárias a levar a cabo um estudo eficaz e eficiente, nomeadamente, a construção dos seus hábitos de estudo, concentração, inteligência emocional, memória, e motivação; a sua consciência em relação ao impacto das suas ações na sociedade e pessoas que os rodeiam.

Estudantes inscritos na Universidade de Coimbra e estudantes cujo currículo académico seja relevante para a frequência do curso e reconhecido pela coordenação do mesmo.

Os candidatos serão admitidos por ordem de inscrição, desde que cumpram as condições de acesso pré-definidas.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 50,74€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).

Under Regulation No 1126/2022 for the Attribution of Incentives for the Training of Young People and Adults, published in the DR of November 21, 2022:
  • Any financial benefits that may be granted under the PRR are conditional on candidates holding a Portuguese NIF and residing in Portugal, at the time of the course;
  • Trainees who wish to repeat training for which they have not been approved and for which they have already benefited from a scholarship are not eligible for a scholarship;
  • Trainees who register in a course or initiative financed by PRR-LFA (Investments RE-C06.i03.03 – Adult Incentive and RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, opened by Notice 01/PRR/2021), accept that they were aware of the total/partial discount on the price defined for the course, initiative and/or attendance expenses and authorize that it be granted if its attribution is decided under the regulations in force.

Sessões de trabalho:

Quartas feiras, das 18:00 - 20:00.

Desenvolvimento pessoal

1 Porquê Estudar, Como Estudar

A Unidade Curricular desdobra-se em diversos objetivos: levar os estudantes a refletir criticamente sobre o propósito da educação na atualidade; levar os estudantes a refletir criticamente sobre o seu papel na sociedade; desenvolver a capacidade de estudar eficaz e eficientemente; transmitir aos estudantes algumas das ferramentas necessárias para agirem e inspirarem a ação positiva no sentido do desenvolvimento. Em concordância com estes objetivos, após completar a unidade curricular, os estudantes deverão conseguir: compreender criticamente a importância da educação e atribuir-lhe um propósito; compreender os papéis que se lhes apresentam em função do seu percurso e apresentarem uma consciência acrescida relativamente às fragilidades da sua perceção e processos decisórios; resistir a hábitos ineficazes de estudo, substituindo-os por hábitos aptos a conduzi-los a uma melhor aprendizagem; comunicar de forma mais clara, exercer melhor autocontrolo, e cultivar a empatia. No final, deverão estar confiantes da sua capacidade de agir positivamente no mundo e inspirarem outros a fazer o mesmo.

Reitoria

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.