Patrícia Merlo

[Aula Aberta: “Cozinheiro Imperial: Intercâmbios gastronómicos e identidade nacional no primeiro receituário brasileiro”, 13.04.2018]

Professora do Programa de Pós-graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo.

Desenvolve pesquisas com foco na Modernidade Ibérica, Ideias Políticas na Modernidade e História da Alimentação.

É Subcoordenadora do Laboratório de História, Poder e Linguagens e editora-chefe da Dimensões – Revista de História da UFES.

Na área de História de Alimentação coordenou o projeto Sabores do Espírito Santo em Parceria com o Sebrae-ES, entre 2005 e 2010, que resultou na publicação de quatro livros sobre a temática. Coordenou também junto à Federação da Indústria do Estado do Espírito Santo, no período de 2015 e 2016, o projeto Cozinha Capixaba que resultou na publicação de dois livros.

Atualmente orienta uma tese de doutorado e duas dissertações na temática específica da História da Alimentação. Outras duas dissertações já foram defendidas, além de doze trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu em Cultura Gastronômica.

As áreas de conhecimento em que tem atuado no domínio da História da Alimentação são: cozinha da corte, sensibilidades gastronômicas, identidade alimentar, livros de cozinha e cozinha regional.

Publicações selecionadas

MERLO, P. M. S. Cozinheiro Imperial: intercâmbios gastronômicos e identidade nacional no primeiro receituário brasileiro. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. AGCRJ, 2018.

MERLO, P. M. S.; OLIVEIRA, J. M. A época moderna e a construção da dicotomia entre o público e o privado. 1. ed. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo; Secretaria de Ensino a Distância, 2017.

MERLO, P. M. S.; VIANA JUNIOR, F. S. C. A modernidade lusa expressa na trajetória dos sabores entre os séculos XVII-XVIII. Dimensões: Revista de História da UFES, v. 1, p. 123-140, 2016.

MERLO, P. M. S. Cozinha capixaba: milho, inhame, coco, laticínios - v. 2. 1. ed. Vitória: , 2016.

MERLO, P. M. S.;VIANA JUNIOR, F. S. C. A trajetória do paladar luso entre os séculos XVII-XVIII: análise de livros de cozinha. Ágora (UNISC. Online), v. 18, p. 131-140, 2016.

MERLO, P. M. S. Cozinha capixaba: pescado, banana, café, mamão e morango. 1. ed. , 2016.

MERLO, P. M. S. Os estudos médicos e o (des)conhecimento sobre o corpo no Setecentos português. Dimensões: Revista de História da UFES, v. 34, p. 50-68, 2015.