Oradores convidados:

Maria Luísa Portocarrero (Universidade de Coimbra), Marcelino Agís Villaverde (Universidade de Santiago de Compostela), Richard Kearney (Boston College), Fernando Nascimento (Bowdoin College), Daniel Frey (Universitè de Strasbourg), Beatriz Contreras Tasso (Pontificia Universidad Católica de Chile)

Paul Ricœur desenvolveu uma rica e polifacetada filosofia hermenêutica baseada na dialética entre a tradição e a inovação. Esta filosofia tem no seu centro a interpretação, aplicada primeiro aos símbolos e aos signos e, mais tarde, aos textos, à ação, aos fenómenos sociais e também à própria hermenêutica das identidades pessoais e coletivas, naquilo a que Ricœur denomina a “hermenêutica do si-mesmo”. Nela encontramos o exemplo de uma filosofia que é original mas que nunca dispensa uma longa meditação de outras teorias, autores e obras do passado ou do presente, num diálogo contínuo que é simultaneamente um pensamento alargado e uma lição de humildade, e que inclui não só a filosofia como também áreas como a psicanálise, a história, a teoria literária, os estudos clássicos, os estudos bíblicos, o direito ou a bioética, entre outras.

O VII Congresso Ibero-Americano sobre o Pensamento de Paul Ricœur, dedicado ao tema “Ricœur e os Clássicos” tem lugar de 14 a 16 de Setembro de 2022 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e pretende promover reflexões sobre a recuperação ricœuriana dos clássicos, entendidos em sentido lato. Com efeito, seja através das suas reflexões hermenêuticas sobre a recuperação criativa das tradições, ou das análises que dedica aos grandes autores e obras do passado, e que se estende dos gregos (Platão, Aristóteles e os tragediógrafos) às grandes correntes de pensamento do século XX, passando pela Bíblia e toda a história da filosofia, com ênfase em figuras como Kant, Hegel ou Husserl, existe na obra ricœuriana uma fecunda análise dos clássicos, e potencial inexplorado para se refletir sobre o sentido inesgotável dessas grandes obras às quais chamamos “clássicos”.

Este Congresso apela ao envio de contribuições que explorem estas potencialidades da filosofia ricœuriana, sendo particularmente acolhedor de propostas que sublinhem a fecundidade da sua abordagem hoje, ou que cruzem a perspetiva ricœuriana com a de outros autores. Os resumos de propostas podem incidir sobre a seguinte lista (não exaustiva e aberta a outras possibilidades) de temas:

  • A reflexão sobre os clássicos. O que é um clássico, e como se pode pensar a sua interpretação na hermenêutica (Gadamer, Ricœur, entre outros), na teoria da literatura ou em outras áreas?
  • Ricœur e os clássicos gregos e latinos;
  • Ricœur, a hermenêutica bíblica, e a hermenêutica e fenomenologia da religião;
  • A importância e originalidade das análises ricœurianas da história da filosofia e das obras e autores fundamentais de outras áreas com as quais interagiu;
  • A dialética entre a tradição e a inovação na hermenêutica, na criação literária e em outros domínios.

O congresso decorrerá em formato híbrido, presencialmente mas com possibilidade de apresentação de comunicações remotamente. Aceitam-se propostas de comunicações individuais (200-500 palavras) ou de painéis temáticos de três comunicações sobre o mesmo tema (max. 1000-1500 palavras). O Congresso aceita comunicações em português, espanhol, inglês ou francês. Todas as propostas devem incluir uma página separada com o título da proposta, nome do autor, afiliação institucional e e-mail de contacto, bem como a indicação da intenção de apresentar a comunicação presencialmente ou remotamente. As propostas de painéis devem indicar claramente a autoria de cada comunicação e a ordem das mesmas.

Todas as propostas devem ser enviadas para ricoeureosclassicos@gmail.com até 31 de Julho. As propostas recebidas antes da data-limite serão objeto de uma notificação de decisão célere, antes da data-limite.

Mais informações disponíveis na página web do Congresso em https://www.uc.pt/cech/vii-congresso-ibero-americano-sobre-o-pensamento-de-paul-ric-ur/