3 julho, 2024

[presencial]

O Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra tem o prazer de acolher o III Fórum-Estudante de Estudos Clássicos e Humanísticos, que terá lugar no dia 3 de julho de 2024, no Anfiteatro III.

O III Fórum-Estudante de Estudos Clássicos e Humanísticos (FE-ECH) está organizado dentro das atividades do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH), Unidade de Investigação & Desenvolvimento da UC, sediada na FLUC. Este Fórum tem os Estudos Clássicos, património cultural da humanidade, como tema agregador. O CECH trabalha as áreas fundadoras dos Estudos Gregos e Latinos, os Estudos Medievais e Renascentistas, saberes cujo aprofundamento e especialização tornaram possível alargar, como estratégia natural de crescimento, o trabalho científico nos domínios do Património Cultural, nomeadamente os Estudos de Receção, os Patrimónios Alimentares e a análise de Fundos Musicais. A Literatura, a Filosofia, a História Antiga e a Arqueologia completam a investigação em Humanidades, humanística e humanista, promovida pelo CECH, fazendo justiça ao sábio lema de que aos seres humanos nada é alheio. A interdisciplinaridade é, portanto, um eixo fundamental da investigação realizada no CECH.

Decorridos o I Fórum-estudante em 2022 e o II em 2023, cada ano se torna mais evidente a importância deste encontro como lugar propício para fomentar o diálogo entre jovens investigadores e estudantes de vários níveis do percurso formativo universitário, pela partilha de experiências e desafios e resolução colaborativa de problemas. Por isso, elegemos como representantes desta III edição Hebe, a Deusa da Juventude Eterna, um símbolo de recordação da nossa vitalidade jovem, e Cícero, escritor latino representante do valor da intelectualidade e do conhecimento

A Comissão Executiva do fórum é composta por estudantes de mestrado e de doutoramento de Estudos Clássicos da FLUC, os seus primeiros promotores. Como estudantes e investigadores, muito do nosso trabalho intelectual consiste em levantar problemas, interrogações, em descobrir “coisas”, em formular hipóteses , colocá-las à prova e relacioná-las, produzindo discursos coerentes e bem fundamentados. Neste trabalho analítico, na verdade, apresentamos hipóteses explicativas para o que estamos a observar. Cada um de nós tem as suas "teses" para defender, perante orientadores, professores e pares. Antes de chegarmos ao 3º ciclo de estudos, vivemos outras experiências de criação de “teses”, tanto em trabalhos de maior fôlego elaborados durante a licenciatura como em mestrado. É por isso que o nosso Fórum-Estudante é um espaço inclusivo, concebido para colocar em diálogo teses de vários níveis de formação e investigação!

Este encontro pretende ser um fórum de discussão e reflexão partilhadas sobre os trabalhos desenvolvidos e em curso por estudantes dos 3 ciclos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) ou recém-doutorados (até 5 anos ou a frequentar o pós-doutoramento) nas áreas científicas e temáticas acolhidas pelo CECH.

As propostas serão selecionadas pela Comissão Científica, sendo consideradas as que se incluam nas áreas dos Estudos Gregos, Estudos Latinos, Estudos Medievais, Estudos Renascentistas, Estudos de Receção, Património Cultural (clássico, lusófono, global), Patrimónios Alimentares, Filosofia e Fundos Musicais, assim como as que cruzam estas temáticas numa abordagem inter- e transdisciplinar.

As melhores comunicações serão convidadas para publicação, sob a forma de artigo, na revista Boletim de Estudos Clássicos, indexada na Scopus, Web of Science, entre outros.

Línguas de apresentação: Português | Inglês | Francês | Italiano | Espanhol

Chamada para comunicações

Os proponentes deverão enviar um breve CV e o resumo da comunicação. O texto do resumo (300 palavras) deve apresentar a estrutura da comunicação, dar a conhecer o problema de investigação, as metodologias usadas, os resultados obtidos, as conclusões e as implicações para a teoria e/ou prática e, se for caso disso, o contributo inovador do estudo para o estado da arte da questão.

Tempo de apresentação: 15 minutos

Chamada para Posters

Os posters devem comunicar de forma sucinta e apelativa a tese de investigação, contendo o título, nome do autor, filiação e orientador (se houver), o resumo, breve descrição, metodologia, imagens ilustrativas, conclusão e bibliografia.

Dimensões: A1 (594 x 841mm)

Nota importante

Esta edição do III FE-ECH será preferencialmente presencial.

Todavia, aceitaremos propostas de comunicações a serem apresentadas online para formar uma única mesa. Assim, serão selecionadas as três melhores propostas onlines de comunicação.