/ Serviços / Fundos Especiais

Visconde da Trindade

Disponível

Livraria do Visconde da Trindade

O fundo da livraria de Alberto Eduardo Vallado Navarro, Visconde da Trindade, foi legado por testamento no ano de 1960 e transferido para a BGUC em 1972. Este núcleo bibliográfico é constituído por 3.439 obras antigas, num total de 5.000 espécies bibliográficas.

Contém manuscritos, incunábulos, impressos do séc. XVI ao séc. XX. Destaca-se um importante conjunto de obras da época da Restauração e as edições quinhentistas de Damião de Góis e André de Resende. Outro dos núcleos importantes desta livraria, relativo à Inquisição, é constituído por coletórios, regimentos, sermões pregados em autos-de-fé e listas de condenados. Inclui ainda um conjunto de obras de referência, dicionários bibliográficos, catálogos de bibliotecas nacionais e estrangeiras e genealogia e heráldica.

Publicações

Na Livraria Visconde da Trindade, doada nos anos 70 à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra por legado testamentário, encontra-se o núcleo constituído pelas obras quinhentistas portuguesas e estrangeiras, ou seja, aquelas obras, tanto de autores nacionais como estrangeiros saídas dos prelos portugueses e europeus. Essa coleção, uma das mais raras e valiosas alguma vez presente num acervo particular - exceção feita, naturalmente, à coleção de livros antigos de El Rei D. Manuel II, hoje em Vila Viçosa - é agora objeto de um estudo rigoroso de cada uma das espécies, dando a conhecer algumas verdadeiras joias bibliográficas do século de ouro da tipografia de que há apenas alguns (poucos) exemplares conhecidos ou, mais raramente, apenas um volume completo, em impecável estado de conservação – justamente o que pertenceu a este acervo.

Maria da Graça Pericão, Livros quinhentistas da coleção Visconde da Trindade, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.