/ Serviços / Fundos Especiais

Pedro de Moura e Sá

Disponível

Livraria do Dr. Pedro de Moura e Sá

Pedro de Moura e Sá nasceu em 1907 em Coimbra, onde se licenciou em Direito. Cedo se dedicou à crítica literária, colaborando em vários jornais e revistas, tendo sido durante dez anos crítico literário da Emissora Nacional.

Publicou uma série de artigos no Diário Popular sob o título genérico Espanha Viva, nos quais analisou profundamente a mentalidade castelhana e as suas coordenadas filosóficas. Publicou outros grupos de artigos literários dispersos por vários periódicos, tais os que consagrou a Flaubert e à sua Éducation Sentimentale e ainda um admirável e esclarecedor prefácio do romance de Alberto Moravia, O Desprezo. Ao longo da sua vida reuniu uma das maiores bibliotecas privadas do país em línguas românicas, de produção literária, histórica e filosófica da Europa contemporânea.

O seu espólio bibliográfico foi doado à Biblioteca Geral pelos seus familiares e herdeiros. Composto por cerca de cerca de 19.000 volumes, particularmente rico na área da filosofia e da literatura, esta livraria foi incorporada na BGUC em 13 de julho de 1959.