/ Serviços / Fundos Especiais

Maria Helena da Rocha Pereira

Em tratamento (parcialmente disponível)

Espólio de Maria Helena da Rocha Pereira

Maria Helena da Rocha Pereira nasceu em Cedofeita, Porto, a 3 de setembro de 1925, e faleceu também no Porto, a 10 de abril de 2017. Foi uma proeminente académica e investigadora portuguesa em Estudos Clássicos (cultura grega e latina).

Formou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1947. Bolseira do Instituto de Alta Cultura na Universidade de Oxford, concluiu o seu doutoramento em Letras na Universidade de Coimbra em 1956, com a tese Concepções helénicas de felicidade no além: de Homero a Platão.

Entre 1948 e 1957 foi professora de latim e depois de grego antigo no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Porto. Em 1964 tornou-se Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com a cadeira de Literatura Grega.

Em 2009 recebeu o grau de doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa. Em 2010 foi galardoada com o prémio Vida Literária pela Associação Portuguesa de Escritores.

A Biblioteca recebeu o seu espólio, que é constituído por cerca de 13,600 monografias (das quais 50% já tratadas e disponíveis para consulta), publicações periódicas e outros documentos de arquivo, ainda não inventariados.