/ Serviços / Fundos Especiais

Francisco Augusto Martins de Carvalho

Disponível

Epistolário de Francisco Augusto Martins de Carvalho

Francisco Augusto Martins de Carvalho nasceu em 1844 e morreu em 1921. O arquivo é constituído por documentação pessoal e documentação profissional do General Francisco Augusto Martins de Carvalho e de seu pai, Joaquim Martins de Carvalho, jornalista, fundador e redator do jornal "O Conimbricense". O espólio foi adquirido pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra no ano letivo de 1952-1953.

Contém os originais de estudos e artigos publicados por Francisco Augusto Martins de Carvalho, comunicações ou conferências, apontamentos e correspondência, assim como recortes de jornais. Inclui correspondência oficial e outra documentação relativa à carreira militar e ao serviço prestado em Portugal, Moçambique e Índia, nomeadamente o relatório de posse do comando do Regimento de Infantaria, cartas patentes de nomeação do Exército, cartas patentes de condecorações, relatórios, diplomas de sócio de diversas academias científicas, diplomas de presença na exposição biblio-iconográfica e na Exposição histórica do 1.º centenário da Guerra Peninsular, programas e bilhetes da festa militar de beneficência em 1897.

No âmbito da documentação pessoal, o arquivo compreende assentos de batismo, escrituras de propriedades, certificado da compra de jazigo, certificados de estudante, álbuns de fotografias e microfilme. Entre os documentos de Joaquim Martins de Carvalho, tesoureiro dos Hospitais de Coimbra, contam-se o seu testamento, diplomas de membro de associações, correspondência, textos de atas, ordens de pagamento da Repartição de Bens dos Hospitais da Conceição, Convalescença e São Lázaro, alvará de quitação e certificados de exame de contas da receita de despesa da Administração dos Hospitais de Coimbra. Existem ainda documentos pertencentes aos seus filhos Gustavo de Miranda Martins de Carvalho, um certificado de batismo e o exercício para a cadeira de Direito comercial do 4.º ano, e Francisco Miranda Martins de Carvalho, o diploma do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, a carta de habilitação do curso de Infantaria e o alvará da Faculdade de Filosofia.