/ Serviços / Fundos Especiais

Carolina Michaëlis de Vasconcelos e Joaquim de Vasconcelos

Em tratamento (parcialmente disponível)

Espólio de Carolina Michaëlis de Vasconcelos e Joaquim de Vasconcelos

A BGUC possui grande parte do espólio documental que pertenceu à Professora Doutora Carolina Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925).

O espólio foi adquirido, juntamente com a Biblioteca de Carolina Michaëlis e Joaquim de Vasconcelos, cerca de 1945, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A parte pessoal do arquivo ficou à guarda da Biblioteca Geral, transferido da Faculdade de Letras para a BGUC em fevereiro de 1975. A maior parte da biblioteca encontra-se na Faculdade, no entanto ficaram na Biblioteca Geral algumas monografias em tratamento e publicações periódicas já tratadas.

Este espólio é constituído por manuscritos da autora (estudos e apontamentos literários e linguísticos, de história cultural, de pedagogia, entre outros). Inclui provas tipográficas, impressos e recortes de imprensa, com muitas anotações e correções da autora. Integra também um importante núcleo de correspondência, recebida e enviada e cartas de terceiros (ca. 1200 cartas) já tratado.

Nos anos 90, o epistolário foi enriquecido com a aquisição de um conjunto de cartas de romanistas e com uma arguição manuscrita da Tese de doutoramento em Filologia Germânica de Ferrand Pimentel de Almeida (1885-1963).

O Epistolário de Joaquim de Vasconcelos está em tratamento e encontra-se disponível até à letra N dos correspondentes.

Correspondência – Carolina Michaëlis de Vasconcelos e Ricardo Jorge

A presente correspondência michaëliana constitui um exemplo da chamada “correspondência erudita”, que com a criação e desenvolvimento do correio postal se tornou especialmente frequente entre cientistas dos vários ramos de saber na segunda metade de século XIX e no século XX. Trata-se neste caso de uma troca epistolar no âmbito da história da literatura portuguesa, a qual, partindo da vida e obra do escritor Francisco Rodrigues Lobo, abre novas perspetivas não só quanto à época literária seiscentista na Península Ibérica, mas também em relação ao perfil humano, familiar, cultural e científico dos dois correspondentes e respetivo contexto sociopolítico, cultural e literário português nas primeiras décadas do século XX. O epistolário aqui coligido entre uma filóloga e um médico epidemiologista, ambos celebridades a nível nacional e internacional, destaca-se ainda pelo seu caráter intercultural, revelando-se como precioso testemunho das afinidades existentes entre as Humanidades e as chamadas Ciências Exatas.

Maria Manuela Gouveia Delille e Isabel João Ramires, Correspondência – Carolina Michaëlis de Vasconcelos e Ricardo Jorge, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021

NOTA: O lançamento do livro decorreu na sala de São Pedro, no dia 1 de julho de 2021. Ler notícia aqui

Exposição

Catálogo da Exposição «A Vida e a Obra de Carolina Michaëlis de Vasconcelos – Evocação e Homenagem», inaugurada a 12 de novembro de 2009.

Maria Manuela Gouveia Delille, A vida e a obra de Carolina Michaëlis de Vasconcelos: evocação e homenagem, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.

No rescaldo da preparação da exposição de Carolina de Vasconcelos foram detectados nos depósitos da Biblioteca Geral alguns livros ainda por tratar e que pertenceram a Carolina Michaëlis/Joaquim de Vasconcellos. O núcleo era interessante do ponto de vista do feminismo, da história da música e das artes em geral e das “viagens em Portugal”, tema de coleccionismo do casal. Perante isso, o Director da Biblioteca Geral decidiu entregar esses livros à Faculdade de Letras, esperando que com esta decisão ficassem mais acautelados os interesses dos investigadores, a integridade física dos fundos (embora já prejudicada pelas vicissitudes da sua história) e a facilidade em produzir o catálogo da Biblioteca da Professora Carolina Michaëlis de Vasconcelos.

Notícia de 8 de janeiro de 2010.