/ Serviços / Fundos Especiais

Armando Cortesão

Disponível

Espólio do Doutor Armando Cortesão

A correspondência do historiador da cartografia Doutor Armando Cortesão deu entrada na BGUC pela sua própria mão, em 28 de abril e em 11 de outubro de 1972. Está já tratada e disponível para consulta.

Trata-se, nas suas palavras, de um conjunto de cartas “de sábios e eruditos, principalmente historiadores da cartografia e/ou de náutica, sobretudo estrangeiros” que terá a maior relevância para os estudos da história da ciência. Esclarece muitas das pesquisas minuciosas de fontes cartográficas portuguesas feitas por Armando Cortesão em bibliotecas e em arquivos estrangeiros e, por exemplo, a história da publicação dos volumes dos Portugaliae Monumenta Cartographica, solicitados pelo regime em 1954 e publicados a partir de 1960.

A Universidade de Coimbra fez de Armando Cortesão seu Doutor “Honoris causa” e a Biblioteca Geral foi a editora de várias das suas publicações: Cartas de Londres 1941-1949, dois volumes de Esparsos e de A Suma Oriental de Tomé Pires e o Livro de Francisco Rodrigues.

Artigo

Publicação de 73 cartas da correspondência de Jaime Cortesão com o irmão mais novo Armando Cortesão. Abrangendo os anos de 1933 a 1941, cobrem parte significativa do exílio destes dois historiadores e resistentes antifascistas portugueses. O núcleo encontra-se integrado no Arquivo pessoal de Armando Cortesão, entregue à BGUC e incorporado em 2009, com a cotas Ms. AC.

A. E. Maia do Amaral, «Jaime Cortesão, correspondência de exílio para o irmão Armando», Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: Vol. 50 (2020): 101-215.