POSTAIS ILUSTRADOS DE COIMBRA

11 janeiro, 2019≈ 2 mins de leitura

Postal

O bilhete-postal surgiu por iniciativa dos Correios da Áustria e Hungria. O primeiro exemplar conhecido foi colocado à venda a 1 de Outubro de 1869. A ideia rapidamente se disseminou por toda a Europa vindo a estender-se por todo o mundo.

Data de 1894 a referência ao primeiro postal ilustrado no nosso país, lançado no âmbito das comemorações do V Centenário do nascimento do Infante D. Henrique.

No início do século XX o bilhete-postal ilustrado teve uma significativa difusão em Portugal. Além da vertente comercial, como forma de publicitar práticas e produtos, assumiu particular destaque na promoção de regiões, monumentos e costumes, na cultura em geral frequentemente relacionado com a celebração de efemérides.

Em Coimbra, os primeiros postais ilustrados terão sido impressos com desenhos da autoria de António Augusto Gonçalves, na segunda metade do século XIX. Serve muitas vezes  de referência a data em que a correspondência foi trocada, ou as técnicas de impressão, grafismos, formatos ou cores utilizadas.

Os postais ilustrados expostos, da coleção da Biblioteca Geral, datam das primeiras décadas do século XX, encontrando-se repartidos por cinco núcleos: Vistas gerais da cidade, o pitoresco das ruas, os Monumentos, a Universidade e os costumes e trajes tradicionais de Coimbra.

Piso Intermédio da Biblioteca Joanina


Partilhe