II ENCONTRO DA REDE PORTUGUESA DE HUMANIDADES MÉDICAS

15 setembro, 2022≈ 4 mins de leitura

.

© .

A Biblioteca Geral vai acolher na Sala de São Pedro, no dia 21 de outubro, sexta-feira, o II Encontro da Rede Portuguesa de Humanidades Médicas, um evento organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e o Serviço de Psiquiatria do CHUC.

O II Encontro da Rede Portuguesa de Humanidades Médica contará com a presença de palestrantes com formações disciplinares diversas, da literatura ao cinema, da sociologia das migrações e do trauma aos direitos humanos, da filosofia do cuidar às relações entre cinema e saúde mental, dos estudos religiosos à comunicação em saúde e à medicina narrativa. Os contributos previstos habitam as margens da medicina, nas suas relações potenciais com as humanidades e as ciências sociais. A saúde, nesta perspetiva, será discutida num plano individual e global, associada aos diferentes contextos sociais, políticos e económicos. Mais especificamente, serão apresentadas e discutidas questões relacionadas com os refugiados, o sofrimento global e os direitos humanos. A filosofia e a reflexão crítica sobre o ato de cuidar, o contributo das artes, a espiritualidade e a saúde mental, a comunicação através dos media e a saúde das populações, bem como os fundamentos e aplicações da medicina narrativa, terão o seu tempo e espaço de discussão. Será igualmente apresentado o livro “Manual de Comunicação Clínica”, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra. O Encontro terminará com uma síntese dos trabalhos realizados nos oito painéis previstos.
A comissão organizadora desta iniciativa é constituída por Adriana Pestana-Santos, César Cagigal, Diana Moura, Joel Brás, Manuel Quartilho, Mariana de Jesus, Patrícia Regueira, Tânia Silva e Vera Martins.

PROGRAMA

09H00 - SESSÃO DE ABERTURA - Carlos Robalo Cordeiro, Delfim Leão, José Manuel Silva e Manuel Quartilho

09H30 - REFUGIADOS, TRAUMA E SOFRIMENTO | Pedro Góis e Joana Becker

10H15 - MEDICINA E DIREITOS HUMANOS | Duarte Nuno Vieira e Jónatas Machado

11H00 - COFFEE BREAK

11H30 - FILOSOFIA, MEDICINA E SAÚDE MENTAL | João Maria André e Francisco Allen Gomes

12H15 - SAÚDE MENTAL E CINEMA: NOVAS PERSPECTIVAS | Paulo Filipe Monteiro e Pedro Florêncio

13H00 - ALMOÇO

15H00 - SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE | João Gouveia Monteiro e Paula Moura Pinheiro

15H45 - AS PALAVRAS CONTAM. SAÚDE E COMUNICAÇÃO | Pedro Morgado e Felisbela Lopes

16H30 - COFFEE BREAK

17H00 - MEDICINA NARRATIVA | Isabel Fernandes e Maria de Jesus Cabral

17H45 - A HUMANIZAÇÃO DE CUIDADOS EM SAÚDE

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MANUAL DE COMUNICAÇÃO CLÍNICA” | João Pedroso de Lima, Vera Martins e Alexandre Dias Pereira

18H30 - SÍNTESE | Irene Palmares Carvalho

19H00 - SESSÃO DE ENCERRAMENTO

19H15 - CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO RPHM

A entrada é livre, com inscrição obrigatória neste formulário.

Cartaz Programa