À descoberta de uma edição invulgar d'Os Lusíadas (1898)

Prof. José Augusto Bernardes (FLUC) | Dr. A. E. Maia do Amaral (BGUC)

15 junho, 2021≈ 2 mins de leitura

.

A BGUC tem o prazer de anunciar, em parceria com a sua Liga de Amigos, a LIBUC, mais uma sessão do ciclo «À descoberta dos tesouros da BGUC». Desta feita, «À descoberta de uma edição invulgar d'Os Lusíadas» contará com a presença do Prof. José Augusto Bernardes (FLUC) e do Dr. A. E. Maia do Amaral (Diretor Adjunto da BGUC) e decorrerá presencialmente já esta quarta-feira, dia 16, a partir das 18h00.

Em 1898, a fotogravura permitiu produzir uma edição de Os Lusíadas em que cada estrofe nos aparece escrita pela caligrafia de uma pessoa diferente, sendo todas elas personalidades conhecidas no seu tempo: desde membros da família real a políticos, passando por escritores e por outras personagens do meio artístico e cultural! Trata-se de um verdadeiro “monumento” da arte do livro, muito menos conhecido e apreciado do que as edições monumentais de E. Biel ou do Morgado de Mateus. Esta obra surgiu por ocasião das comemorações do IV. Centenário da chegada de Vasco da Gama à Índia.

A sessão é de entrada gratuita pelo que os interessados terão apenas de preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/JHjHtoqH6knr91LHA.

Cartaz

Liga dos Amigos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra