Título:

Ok, e agora o que é que eu faço?

Um workshop sobre trajetórias de carreira na área das TIC e STEAM

Descrição:

O Workshop “Ok, e agora o que é que eu faço?”, é um workshop Equal.STEAM organizado em colaboração com o INSPIRA que tem como objetivo dar a conhecer os percursos que diferentes pessoas fizeram e estão a fazer nas áreas das TIC e das STEAM. Convidamos todos os interessados, não olhando ao sexo, género, cargo ou idade, a assistirem e participarem num painel onde irão ser discutidos percursos dentro e fora da academia.

Seguir para uma consultora, integrar uma start-up, seguir para mestrado, redigir uma tese de doutoramento… Com um leque de opções de carreira tão vasto, onde todas as opções poderão ser igualmente aliciantes, nem sempre é fácil decidir qual o próximo passo. Assim, perante as convidadas do painel, os participantes terão a oportunidade de ouvir diversas trajetórias académicas e de carreira, colocar questões, compreender e desbloquear receios, e clarificar dúvidas sobre o caminho a seguir… pelo menos, para já…

O painel será apenas em Português.

Programa:

15h30 | Abertura

15h40 | Painel “Experiências e trajetórias de carreira na área das TIC e STEAM”

Moderação: Paula Alexandra Silva

• Angela Laspriella desde muito cedo, ganhou um interesse pelo mundo digital. Aos 15 anos, já se divertia a criar montagens no Photoshop e quando chegou a Portugal, vinda da Venezuela, teve a oportunidade de explorar o seu lado artístico e decidiu estudar artes no ensino secundário. Foi então que lhe indicaram o curso de Design e Multimédia em Coimbra, onde poderia continuar a explorar o tal lado artístico e o interesse pela arte digital. Parece que foi a escolha acertada, aprendeu a programar, algo que sempre lhe interessou desde pequena, e descobriu o Product Design, que é a sua atual trajetória profissional há quase 2 anos.

• Teresa Salazar tirou a Licenciatura em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra em 2018 e o mestrado na Universidade de Edimburgo em 2019 em Informática com foco em Machine Learning. Posteriormente, trabalhou como Data Scientist na Talkdesk onde trabalhou com tecnologias de Natural Language Processing. Desde 2020, a Teresa integra o programa de Doutoramento em Engenharia Informática, onde se foca no desenvolvimento de metodologias de Fairness em Machine Learning, investigando formas de tornar os algoritmos mais justos para todos os grupos da população.

• Inês Roseiro concluiu a sua Licenciatura em Engenharia Informática em 2019, e o Mestrado em Sistemas Inteligentes em 2021, ambos na Universidade de Coimbra. Logo após a conclusão do seu mestrado, ingressou na Deloitte como Consultora, tendo trabalhado em diversas iniciativas de migração de dados com empresas Canadianas. Para além disso, no seu tempo livre continua a explorar o seu tema de Tese de Mestrado, de nome “An Interpretable Analysis of Inflammation Biomarkers to Improve Cardiovascular Risk Evaluation”, dada a sua convicção na combinação vencedora das Engenharias com a Medicina. É voluntária no Corpo Nacional de Escutas, dedicando-se neste momento a crianças entre os 10 e os 14 anos, e é defensora acérrima de temáticas como a Igualdade de Género e a defesa dos Direitos Animais.

• Beatriz Geirinhas é Product Designer na doDOC, tendo concluído tanto a licenciatura como o mestrado na Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira profissional durante a licenciatura e desde então desempenhou diversos papéis. Começou como Web & Graphic Designer, passou por Frontend Developer e atualmente trabalha como Product Designer. Esses anos de experiência proporcionaram-lhe uma visão abrangente das oportunidades que o curso lhe abriu, permitindo-lhe experimentar diferentes áreas. Consequentemente, estas áreas permitiram-lhe desenvolver habilidades diversas, enriquecendo a sua trajetória profissional.

Como moderadora do painel contamos com a Professora Paula Alexandra Silva, coordenadora do nosso Programa INSPIRA do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra!

16h40 | Q&A e discussão livre entre participantes e convidadas do painel

17h30 | Encerramento e coffee-break