O Curso E-learning Equal.STEAM: Dimensão de Género no Ensino, Investigação e Supervisão surge no âmbito do Projeto Equal.STEAM enquanto output da Atividade 2 - Criação/produção de cursos de e-learning sobre a dimensão do género.

O projeto desenvolve e promove um conjunto de atividades e conteúdos integrados e inclusivos para promover a equidade no ensino superior, contribuindo para a atração e retenção de raparigas e mulheres em áreas tecnológicas e de engenharia, bem como para a melhoria da qualidade pedagógica e da articulação e transição para o mercado de trabalho.

N.º de horas: 15 horas

Período de execução: 21 de junho a 14 de julho de 2023.

Modalidade do curso: Totalmente à distância.

Comunicação: Assíncrona sem tutoria (aprendizagem autónoma do/a estudante). Prevê-se um esforço diário de uma hora.

Destinatários: Professores/as, supervisores/as de estágio e orientadores/as de tese, mentores/as da Comunidade UC.

ABORDAGEM

A partir de uma perspetiva de responsabilidade social, foram desenvolvidos conteúdos e recursos alinhados com o Plano para a Igualdade, Equidade e Diversidade da UC. Baseando-se num desenho instrucional que considera uma estrutura modular sequencial, os cinco módulos do curso pretendem incentivar competências transferíveis e a orientação de supervisores/as ou mentores/as para a promoção da igualdade de género. Assim, foi pensada a conceção e criação de conteúdos e recursos que se centram na dimensão de género promovendo a igualdade e justiça de género.

Os conteúdos e recursos são alinhados com os objetivos e foram estruturados de acordo com um desenho instrucional seguindo princípios de autonomia e flexibilidade, procurando, ainda, dar resposta às necessidades de um ensino-aprendizagem que considere a dimensão de género.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

O curso estrutura-se em 5 módulos sequenciais, cada um deles com uma duração estimada de 3 horas.

• Módulo 1 | Igualdade e justiça de género;
  • Módulo 2| Abordagem integrada de género numa perspetiva interseccional;
  • Módulo 3 | Políticas e Plano para a Igualdade, Equidade e Diversidade da UC;
  • Módulo 4 | Mainstreaming de género no ensino, supervisão e mentoria;
  • Módulo 5 | Mainstreaming de género na investigação.

METODOLOGIA

Esta formação interseta o método ativo e o expositivo, existindo, por um lado, um trabalho expositivo em que o/a estudante apreende os conteúdos teóricos a partir de textos, vídeos e recursos (recursos didático-pedagógicos e recursos bibliográficos). Por outro lado, o/a estudante é desafiado a colocar em prática os conhecimentos através da realização de quizzes de autorregulação. Ao longo dos módulos, são fornecidas estratégias de intervenção/discussão em contexto de sala de aula, para uma aplicação prática em contexto real.

Decorrendo totalmente a distância, neste curso a comunicação é assíncrona, sendo que o/a estudante poderá apreender os conteúdos e realizar as atividades de avaliação, em qualquer horário (dentro do período de execução do curso), a partir de qualquer local em que tenha acesso à Internet. Não está previsto um acompanhamento tutorial, tendo em conta que se trata de um curso de autoaprendizagem. Estima-se, em média, uma hora de esforço diário por parte dos/as estudantes.

AVALIAÇÃO

A avaliação será sumativa concretizada a partir da realização de cinco testes, um por módulo.

Para efeitos de certificação, os/as estudantes deverão realizar com aprovação todas as atividades propostas.

EQUIPA

André Jerónimo

Técnico Superior – Design e Multimédia

Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra