Eventos

UC MotionScreen ajuda a contar a história do mais antigo prelo de corpo metálico conservado no mundo

Decorreu ontem, 27 de abril, no âmbito da inauguração do átrio principal da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a apresentação pública do mais antigo prelo de corpo metálico no mundo que conta com a ajuda de um monitor UC MotionScreen para contar a sua história.

28 april, 2022≈ 2 min read

© Paulo Amaral

Esta máquina tipográfica para imprimir, denominada Prelo Haas-Galinha, é datada do século XVIII e foi recuperada e musealizada, sendo agora possível apreciá-la e saber mais sobre a sua história. Para tal, destaca-se o trabalho desenvolvido pela UC Framework, que através do seu software UC MotionScreen criou uma experiência interativa, especialmente customizada para este fim, e que oferece aos visitantes, com recurso a um monitor presente no espaço, a possibilidade de explorar a história desta peça de forma muito intuitiva, percorrendo uma linha temporal. Assim, avançando ou retrocedendo no tempo, as pessoas que visitam o espaço têm a oportunidade de viajar desde o século XV até à atualidade e, através de imagens e de texto, com janelas pop-up que enriquecem a leitura, acompanhar os marcos históricos mais relevantes desta máquina secular, que tanto orgulha a Universidade de Coimbra (UC).

De facto, os monitores UC MotionScreen revelam-se como uma solução de mais-valia para alguns espaços da UC, permitindo a apresentação de conteúdos digitais muito versáteis. Por exemplo, no Student Hub é possível encontrar um monitor UC MotionScreen que, aliado ao potencial do software Qflow, faz a gestão de filas dos atendimentos, e outros monitores que apresentam informação relevante através de imagens e/ou vídeos. De realçar que todos os monitores UC MotionScreen podem ser geridos de forma autónoma pelos responsáveis dos diferentes espaços através da UC Pages, a plataforma de gestão integrada de conteúdos académicos, científicos e de informação corporativa da UC.

Acreditamos que, mais uma vez, no caso do Prelo Haas-Galinha, é evidente o cuidado que existe em dotar todas as soluções digitais, desenvolvidas pela UC Framework, de um carácter de complementaridade e que se melhor adaptem às necessidades e especificidades do universo da UC.

Consulte a notícia sobre este tema no site Notícias UC