/ Our UC: projects and initiatives of our community

Episódio #15 - Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Um museu vivo que nos leva a viajar pelo mundo através das plantas

Criado em 1772, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) é hoje a casa de mais de 1 500 espécies de plantas que se espalham pelos mais de 11 hectares do espaço. Inscrito na Lista de Património Mundial da UNESCO desde 2013, inserido no sítio Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, o JBUC cumpre há 250 anos a missão de ser um lugar de formação, de cultura e lazer e de investigação, acolhendo, diariamente, públicos com idades e motivações distintas. Durante uma manhã de visita ao Jardim, estivemos a descobrir os espaços visitáveis, a conhecer a equipa e a desvendar os grandes desafios que diariamente marcam o quotidiano do maior espaço verde da Universidade de Coimbra (UC).

Está presente no olhar das pessoas que diariamente passam pelo Polo I da Universidade de Coimbra, mas também nos olhos de quem passa por outros cantos da cidade de Coimbra. Através dos seus cinco portões de acesso, todas as pessoas podem facilmente aceder ao Jardim Botânico da UC. Mas será que toda a gente está a par da história secular do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra? E será que sabem que quem aqui trabalha promove e cuida diariamente de um lugar que tem mais de 1 500 espécies de plantas espalhadas por mais de 11 hectares?

A Alameda das Tílias, a avenida central do Jardim, é provavelmente o espaço do JBUC que mais pessoas recebe todos os dias. Mas, para além dele, existem outros ao dispor da comunidade. Estes espaços, habitados por, nomeadamente, magnólias, tílias, buxo, áceres, cerejeiras do Japão, camélias, azáleas ou árvores de fruto, integram os 11,7 hectares de extensão do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, sendo 1/3 do espaço ocupado pelo Jardim Clássico e o restante espaço ocupado pela Mata (ou Arboreto, como é formalmente denominada). Foi a partir do Quadrado Central que o Jardim foi crescendo para outros patamares e conta hoje com diversos espaços, como a Estufa Tropical, a Estufa Fria ou o Bambuzal.

Criado em 1772, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra é uma das Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação (UECAFs) da instituição. Inicialmente criado com a função de apoiar o ensino na Universidade de Coimbra, o JBUC é hoje uma referência para quem visita, estuda e trabalha na UC. Presta, há 250 anos, um contributo muito alargado à comunidade UC, mas também à comunidade em geral. A diretora do Jardim Botânico, Teresa Girão, revela que “a diversidade dos espaços do Jardim e o quão aprazível ele é potenciam espaços muito diferentes para iniciativas de caráter muito diferente, que trazem públicos diversificados”.

Para dar resposta à procura de grupos de visitantes com idades e necessidades distintas, o Jardim Botânico assenta a sua missão em três grandes vertentes. Na vertente cultural e de lazer, o papel do JBUC passa pelo acolhimento de várias iniciativas promovidas ou coorganizadas pela UC, como é o caso da Semana Cultural, do ciclo de música Orphika, do ciclo de teatro e artes performativas Mimesis ou da Bienal de Coimbra Anozero. A possibilidade de passear gratuitamente pelo Jardim e usufruir dos seus espaços permanentemente visitáveis fazem também parte desta vertente de lazer.

Outra vertente, que está na génese do JBUC e que é estruturante no seu quotidiano, é a formação, dado que “o Jardim Botânico foi criado com esse mote”, explica Teresa Girão. Neste âmbito, o Jardim acolhe aulas dos Departamentos de Ciências da Vida e de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Farmácia da UC, assim como recebe estágios curriculares e de verão e ainda trabalhos no âmbito de disciplinas dos vários ciclos de estudo, ou até de projetos de mestrado e de doutoramento. Nesta linha de acolhimento de projetos, encontra-se a terceira vertente da missão do JBUC: o apoio à investigação. Neste campo de atuação, o Jardim abre os seus espaços a investigadoras/es que aqui precisam de trabalhar, mas promove também a conservação da biodiversidade e a divulgação de ciência, promovendo a discussão e a sensibilização em torno de temas tão prementes como a importância da diversidade vegetal, as alterações climáticas ou a utilização sustentável de recursos.

Todo este usufruto do Jardim não seria possível sem as pessoas que, diariamente, aqui trabalham. Para a diretora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, estas pessoas “são o coração deste Jardim e quem o mantém vivo e em condições para o usufruto de todos nas suas diferentes missões”. Atualmente, trabalham no Jardim nove jardineiros: quatro dos quadros da UC e, desde outubro do ano passado, cinco novos jardineiros, contratados através de uma medida de apoio ao emprego de pessoas com deficiência ou incapacidade. Além da equipa que trata dos vários espaços do Jardim, trabalham também no JBUC três técnicos superiores, que desempenham funções administrativas e também no âmbito da comunicação e do serviço educativo. É este grupo que diariamente “leva o Jardim para fora dos seus muros e traz as pessoas para dentro do Jardim”, salienta Teresa Girão.

Atualmente, a resposta às necessidades do Jardim e de visitantes são os grandes desafios do JBUC. A diretora do espaço partilha que “o presente e o contínuo desafio de trabalhar no Jardim Botânico são o mais desafiante, porque as solicitações são imensas, tanto internas como externas”. Teresa Girão explica que o JBUC “é um museu vivo, que tem coleções que não são estáticas, no sentido em que estão em permanente mutação e, por isso, precisam permanentemente de manutenção”. Além disso, também os espaços precisam de constante conservação e, neste momento, “estão a ser requalificados espaços, para serem devolvidos à usufruição do público”, revela a diretora. Para o futuro, espera-se a concretização da requalificação da Fonte de Santa Escolástica (ou Fonte dos Três Bicos, como é normalmente conhecida), da casa dos jardineiros, a recuperação de gradeamentos e cantarias gravemente danificados durante a tempestade Leslie, assim como o aumento do número de espécies presente no JBUC. E enquanto a pouco e pouco se desenham os próximos passos, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra é diariamente cuidado pela sua equipa, para que seja possível criar coisas novas no futuro.

Assista ao vídeo sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra:

Alguns Dados sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra


Número de espécies de plantas: mais de 1 500


Dimensão: 11,7 hectares


Website: www.uc.pt/jardimbotanico


Contactos: jardim.botanico@uc.pt | 239 855 215 (de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30)


Horários:

  • Horário de verão (1 abril a 30 setembro): todos os dias, das 9h00 às 20h00
  • Horário de inverno (1 outubro a 31 março): todos os dias, das 09h00 às 17h30

Modalidades de visita:

  • Visita informal: gratuita e sem necessidade de reserva
  • Visita guiada e escolar: mais informações sobre os programas disponíveis aqui

Notas informativas para visitantes:

  1. o Jardim Botânico encontra-se em trabalhos de recuperação e requalificação, que impedem temporariamente o acesso a algumas áreas;
  2. em alguns espaços do Jardim não é possível o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, carros de bebé, entre outros.

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCOM e Inês Coelho, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Ana Bartolomeu, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 30.06.2022