/ Our UC: projects and initiatives of our community

Episódio #13 - Imprensa da Universidade de Coimbra

A editora que coloca o conhecimento da UC no mundo

Fundada em 1772, a Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) é uma das Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação da Universidade de Coimbra e é a casa das publicações produzidas pela comunidade UC. A completar 250 anos em 2022, é responsável pela produção de cerca de cem obras por ano, especialmente livros e revistas de caráter científico e pedagógico. Mas há também espaço para publicações de outras tipologias, assim como há lugar para autores/as externos à UC. Nesta abertura ao mundo, a missão continua a ser, sempre, o serviço público, colocando ao dispor da comunidade académica, e da sociedade, o saber e o conhecimento que nascem na Universidade de Coimbra. Visitámos as instalações da Imprensa da UC para desvendar as áreas de atuação, a equipa, como também os futuros desafios.

Sediada na Rua da Ilha, no coração da Alta de Coimbra, a Imprensa da Universidade de Coimbra é responsável por colocar grande parte do conhecimento produzido na UC em movimento. Criada em 1772, tem vindo, ao longo dos séculos, a “unir leitores a autores”, explica a diretora-adjunta da IUC, Maria João Padez de Castro. Há mais de dois séculos a produzir livros e outras publicações, a Imprensa tem acompanhado a evolução do mundo editorial, hoje fortemente dominado pelo digital, mas continuando a responder à missão de plantar conhecimento na academia, como também na sociedade. Este trabalho secular de produção de obras faz com que a IUC não seja “apenas a mais antiga, mas também a maior editora universitária de língua portuguesa”, revela o diretor da Imprensa, Alexandre Dias Pereira.

Todos os anos, a Imprensa da UC produz “mais de uma centena de livros, na sua larga maioria manuais de ensino, livros científicos e também uma quantidade assinalável de revistas com certificação, que cumprem os procedimentos dos índices de indexação, nas mais diversas áreas do saber e da ciência da Universidade de Coimbra”, conta o diretor. No vasto leque de obras editadas anualmente destacam-se, em maior número, as publicações de caráter pedagógico e científico, mas há também espaço para editar “obras de caráter didático e obras mais generalistas que se dedicam a um público mais alargado”, explica a diretora-adjunta. No que à publicação de revistas científicas diz respeito, a procura pela marca da IUC surge dentro das portas da Universidade de Coimbra, como também de fora. Maria João Padez de Castro revela que a Imprensa publica “a maior parte das revistas editadas pela Universidade de Coimbra e também revistas de sociedades científicas que procuram a Imprensa para ser a casa-editora das suas publicações”.

Tendo atravessado muitos períodos da História portuguesa – foi, inclusive, extinta em 1934 a mando de António de Oliveira Salazar –, a Imprensa da Universidade de Coimbra foi aprendendo a acompanhar as exigências dos tempos. Se há duas décadas reinavam os livros em papel, hoje em dia a leitura em formatos digitais tem conquistado cada vez mais pessoas. E é nesta linha evolutiva que também a IUC tem centrado a sua ação. Atualmente, “a atividade da Imprensa está, em primeira linha, no digital”, partilha Maria João Padez de Castro, com livros e revistas a saírem em formato e-book. No entanto, mesmo seguindo as tendências editorais, a Imprensa da UC mantém-se sempre fiel ao papel. “O livro não é apenas o conteúdo, mas o próprio objeto”, partilha Alexandre Dias Pereira. E a IUC quer preservar, sempre, o grande valor deste objeto atemporal. As novas formas de publicação de obras têm sido também marcadas por preocupações ambientais, relacionadas, por exemplo, com o uso de matérias-primas. Nesta linha, a opção print on demand tem sido também aposta da Imprensa da Universidade de Coimbra, evitando assim excedentes, mas respondendo, sempre, às necessidades de leitores/as que continuam a preferir a versão física das publicações.

Todo o trabalho de publicação é desenvolvido em estreita ligação com autores/as, diretores/as de séries e coleções, conselho editorial, como também com toda a equipa. Neste momento, trabalham em permanência na Imprensa da Universidade de Coimbra oito pessoas, que se dedicam às várias áreas de atividade essenciais para a publicação das obras: o apoio editorial, o design, a programação, a contabilidade, a comunicação e a venda. E se em tempos a equipa procurava novos/as autores/as para publicar, hoje é “um bocadinho vítima do seu próprio sucesso, recebendo uma elevada quantidade de propostas”, partilha a diretora-adjunta. Para Maria João Padez de Castro, a confiança da comunidade científica, de leitores/as e de autores/as foi essencial na consolidação do reconhecimento que a IUC alcançou ao longo dos anos.

Apesar de ser uma editora muito orientada para servir a comunidade académica, a Imprensa da UC acolhe também “propostas de edição de outras universidades, fazendo-as chegar também ao público académico e mais generalista”, explica a diretora-adjunta. E é nesta abertura ao mundo que se desenha também o futuro da editora da UC. O diretor conta que a IUC quer continuar a ser uma “editora aberta”, que não se destina e acolhe apenas quem está na carreira académica. Nos planos para o futuro está também o estreitamento de laços com países africanos, assim como com o Brasil, através da publicação de autores/as provenientes destes países. E num plano de ação mais próximo do universo UC está o desígnio de criar um gabinete de direitos de autor, que possa apoiar os membros da comunidade da Universidade de Coimbra, revela Alexandre Dias Pereira. E, claro, continua sempre presente nos planos da Imprensa a projeção da nossa Universidade com uma “instituição de prestígio, sempre a par do seu tempo, mas sempre com capacidade de vanguarda e de antecipar novos desafios”, salienta Alexandre Dias Pereira.

Assista ao vídeo sobre a Imprensa da Universidade de Coimbra:

Alguns Dados sobre a Imprensa da Universidade de Coimbra


Número de obras publicadas anualmente: cerca de 100


Número de revistas editadas: 32


Catálogo: www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo


Contacto para a aquisição de obras: livrariaiuc@ci.uc.pt


Horário de funcionamento: segunda a segunda-feira, 09h00-12h30 e 14h00-17h30


Morada: Rua da Ilha, 1, 3000-214 Coimbra


Contactos gerais: imprensa@uc.pt | 239 247 170


Website: www.uc.pt/imprensa_uc


Programa dos 250 Anos da Imprensa UC: https://criarpararenovar.uc.pt/

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCOM e Inês Coelho, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Marta Costa, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 14.04.2022