/ Pessoas / Coordenação

Luís Chaúque

Universidade Eduardo Mondlane

É, actualmente, Chefe do Departamento Provincial do Património Cultural da Direcção Provincial de Cultura e Turismo de Inhambane.

Colabora com o Departamento de Arqueologia e Antropologia da UEM, tendo estado, desde 2022, a apoiar os estudantes do Curso de Arqueologia e Gestão do Património Cultural na recolha de dados para a elaboração dos respectivos Trabalhos de Culminação de Estudos para a classificação do património edificado da Cidade de Inhambane, como Conjunto, nos termos legais nacionais (Lei nr. 10/88, de 22 de Dezembro que determina a protecção dos bens materiais e imateriais do património cultural moçambicano; Resolução nr. 12/2010, de 2 de Junho, que aprova a Política de Monumentos; Decreto nr. 55/2016, de 28 de Novembro sobre o Regulamento de Gestão de Bens Culturais Imóveis). O Departamento de Arqueologia e Antropologia da UEM, por sua vez, presta assessoria ao Departamento do Património Cultural de Inhambane em matérias que também abrangem a gestão das Estações arqueológicas, com destaque para Chibuene e Manyikeni, no Distrito de Vilankulo, de que é coordenador.

- Habilitações Profissionais:

2006-2008: Formação Psico-Pedagógica no Instituto de Formação de Professores em exercício e à distância no Distrito de Vilankulo, na Província de Inhambane;

2011-2013: Formação em Gestão e Estudos Culturais no Instituto Superior de Artes e Cultura, (ISArC), na Cidade da Matola, na Província de Maputo.