Uma nova proposta para entender como se retrata no presente a Guerra Colonial Portuguesa através de monumentos e museus

André Caiado é estudante do programa de doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa, do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, estando a desenvolver o projeto “A monumentalização da Guerra Colonial Portuguesa: uma análise diacrónica”, orientado por Miguel Cardina e Roberto Vecchi.

17 december, 2022≈ 2 min read

Foi a experiência de investigação no mestrado que despertou no André Caiado a vontade de fazer um doutoramento. E foi o ingresso no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, enquanto gestor de projetos, e mais tarde na equipa do projeto de investigação “CROME – Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio: as Guerras Coloniais e de Libertação em Tempos Pós-Coloniais”, que acabou por o trazer ao tema da Guerra Colonial Portuguesa.

Um projeto que, centrado na Guerra Colonial Portuguesa, quer contribuir para perceber como é que o passado é relembrado, comemorado ou, muitas vezes, silenciado e esquecido, de forma a trazer aos decisores e à sociedade novas propostas para escutar e (re)tratar passados difíceis no presente.


Entrevista em: A NOSSA UC
Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCOM e Inês Coelho, DCOM
Fotografia: Paulo Amaral, DCOM
Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR