NerveGen: Dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica

A lesão dos nervos periféricos é um fenómeno bastante comum, sobretudo na população jovem masculina, devido a eventos traumáticos acidentais. O grau de lesão pode variar, sendo os casos mais graves associados a incapacidade permanente. Têm sido estudadas novas estratégias para melhorar a regeneração dos nervos periféricos após a lesão, como a utilização do autógrafo de nervo.

No entanto, esta técnica está associada a algumas desvantagens que incluem a necessidade de duas cirurgias e a morbilidade do local. Neste sentido, têm sido propostos como alternativa os condutos-guia nervosos, que consistem em tubos ocos que são suturados a ambas as extremidades do nervo. Estes condutos devem guiar os axónios recém-formados para o coto do nervo oposto, ao mesmo tempo que proporcionam um ambiente adequado para melhorar a regeneração dos axónios.

Entre os vários materiais testados para a preparação destes dispositivos, os polímeros têm apresentado os resultados mais promissores.

A UC e a UP desenvolveram um novo tubo guia polimérico baseado em polímeros biocompatíveis e biodegradáveis para a medicina regenerativa, nomeadamente para a regeneração de nervos periféricos. Este tubo guia promove a regeneração do nervo, ao mesmo tempo que é reabsorvido pelo organismo sem induzir reações adversas que possam levar à sua rejeição e posterior remoção com recurso a uma segunda cirurgia. Este tubo resulta da combinação de dois materiais poliméricos biocompatíveis e biodegradáveis para regeneração de nervos periféricos, aprovados pela Food and Drug Administration.

Investigador(a) responsável
JC

Jorge Coelho

Endereço(s) Web