NITA - Nanoemulsão Inovadora para Tratamento Antimicrobiano

A multirresistência a antimicrobianos é um problema emergente considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais ameaças globais para a saúde pública.

Esta problemática representa um desafio para a saúde, economia e sociedade, sendo que está correlacionada com um aumento na morbilidade e mortalidade associada a infeções, tais como as infeções de local cirúrgico ou feridas crónicas.

De entre os microrganismos classificados como prioritários para a investigação e o desenvolvimento de novos antimicrobianos, encontram-se Acinetobacter baumannii resistente a carbapenemos, Staphylococus aureus resistente a meticilina e Candida albicans resistente ao fluconazol. Estes microrganismos são responsáveis por complicações no tratamento de feridas agudas e crónicas, e representam um problema grave que se pretende atender com o presente projeto.

O presente projeto tem por objetivo a demonstração do papel da nanoemulsão inovadora de sinvastatina como potenciadora da ação antimicrobiana e modulação da resistência a antimicrobianos.

Investigador(a) responsável
SF

Susana Margarida Paraíso Ferreira