IGU+ - Solução composta de vidro de elevado desempenho mecânico, acústico e térmico

Neste projeto serão desenvolvidas novas composições de “insulating glass units” (IGU) com um elevado desempenho, mecânico, térmico e acústico. Um IGU é uma estrutura composta por placas de vidro divididas por uma cavidade preenchida com um gás. A selagem da câmara está garantida por “spacers” perimetrais e selantes adequados.

Como os painéis de vidro usados em janelas e fachadas cortina apresentam áreas cada vez maiores, o comportamento mecânico das soluções é determinante para o seu adequado desempenho funcional. Além de se ter que evitar atingir estados limite últimos em termos de resistência mecânica, tem que se ter em conta todos os outros aspetos funcionais.

Atualmente não existe um procedimento de cálculo consolidado para dimensionar e verificar um IGU na área mecânica. As metodologias existentes são extremamente simplificadas e não têm em conta a influência do gás, das diferentes condições de apoio no perímetro e de carregamentos. Já em termos térmicos e acústicos, os procedimentos de cálculo e ou ensaio estão devidamente normalizados e publicados em normas.

Numa primeira fase pretende-se implementar e otimizar o método de cálculo publicado e valida-lo experimentalmente. Após esta validação, dar-se-á prioridade ao desenvolvimento de novas composições de vidro. As combinações selecionadas serão produzidas e os protótipos resultantes sujeitos a uma série de ensaios mecânicos.

Finalmente, na fase de criação de novas composições ter-se-á em conta possíveis usos – vidros para janelas com folhas móveis, vidro para janelas fixas ou até mesmo claraboias.

Investigador(a) responsável
NS

Nuno Simões