HFSXtreme – Heat Flux Sensor for Extreme Conditions

Os sensores de fluxo de calor são utilizados em ambiente industrial, nomeadamente em fornos, câmaras de combustão, sistemas de deteção de fogo, AVAC, energia solar, controlo de processos e também em atividades de investigação e desenvolvimento, tais como em instalações para estudos de fogo/chamas, estudos de incêndios florestais em laboratório ou no campo.

Este tipo de sensores estão normalmente sujeitos a condições extremas de temperatura e fluxo de calor e danificam-se facilmente se não apresentarem uma construção robusta. Os sensores disponíveis no mercado internacional, de construção robusta e adequados às condições mais exigentes são extremamente dispendiosos, a sua oferta é muito reduzida e não satisfazem as necessidades específicas de muitas aplicações. Este problema de falta de equipamento específico, a nível mundial, tem condicionado a realização de investigação nalgumas áreas, nomeadamente, nas áreas da combustão, ciência do fogo e incêndios florestais, pelo que é urgente colmatar esta falha.

A presente invenção consiste no desenvolvimento e construção de sensores de fluxo de calor que possam responder às necessidades atuais. Os sensores mais adequados para as condições de funcionamento extremas, em que a radiação é o mecanismo de transmissão de calor dominante, são sensores de fluxo de calor do tipo Gardon.

Investigador(a) responsável
GV

Gilberto Vaz

Categorias