The European Researchers' Night (NEI) is also taking place in Alcobaça.

Taking place on 22 September between 6pm and 11pm at the Alcobaça Environmental Education and Interpretation Centre, researchers from the University of Coimbra are presenting activities to arouse the curiosity of people of all ages.

Find out more about the activities on offer (only in PT):

A dança da fotossíntese. Vamos? 

Coordenadora: Ana Cristina Tavares (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra)

Objetivos da atividade: Com um exemplo concreto sobre as caraterísticas e adaptações de uma árvore centenária, a "Eritrina, a heroína", retratado num conto a explorar no momento, é feita uma abordagem simples à fotossíntese nas plantas, seres autotróficos, com noções e explicações gerais e básicas, a evidenciar e vivenciar num jogo, que é uma dança, bem reativa. Para ir entendendo, assimilando e aprofundando conceitos de Biologia e qual a importância da fotossíntese para a Vida na Terra e a manutenção do Planeta.

Sinopse da atividade: A partir do conto da "Eritrina, a heroína" identificar noções de biologia, botânica e fisiologia, como a fotossíntese. Sabes o que é a Fotossíntese? Vamos ensaiar este processo, que é fantástico, numa dança, um jogo e ficarás a entender e também com muita energia! Uma ação educativa multidisciplinar, colaborativa, transversal, aplicável a qualquer público, em qualquer espaço, interior e/ou ao ar livre, e propõe-se ser continuada e complementada no tempo.

Uma noite de observação do céu: um encontro com a Lua, com Saturno e (quem sabe) algo mais. 

Coordenador: João Fernandes (OGA - Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra)

Objetivos da atividade: Proporcionar uma experiência de observação noturna, a olho nu e com auxílio de telescópio.

Sinopse da atividade: Esta atividade visa dar a conhecer alguns corpos celestes através da observação com telescópio. Será também chamada a atenção para objetos que são visíveis a olho nu, tais como constelações e algumas estrelas (exemplo: Estrela Polar)

Geodiversidade: Sabes onde estendes a toalha? 

Coordenador: Gustavo Garcia (DCT – Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra):

Sinopse: Apresentação e acompanhamento na visita à exposição sobre "Geodiversidade: Sabes onde estendes a toalha?" no Centro de Interpretação e Educação Ambiental de Alcobaça.

Algas Marinhas, fonte de proteínas do futuro. 

Coordenador: Leonel Pereira (DCV - Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra):

Objetivos da atividade: Divulgar o potencial das algas como fonte de proteínas alternativas, e do seu potencial nutracêutico.

Sinopse da atividade: Apresentar as principais características das algas marinhas, listar as espécies da flora Portuguesa passiveis de serem usadas na alimentação, as suas caraterísticas nutricionais, o seu potencial nutracêutico, exemplos pratos confecionados com algas, e uma demonstração prática da confeção de uma receita com algas.

Importância dos insetos na agricultura.

Coordenador: Rafael Carvalho (Centro de Ecologia Funcional)

Objetivos da atividade: Informar e sensibilizar sobre a importância económica, mas também ecológica, da diversidade dos insetos na agricultura.

Sinopse da atividade: Serão apresentados(as): esquemas e/ou diagramas sobre a diversidade e identificação dos diferentes grupos de insetos (os mais relevantes), eventualmente complementado por observação à lupa (ainda não confirmado); esquemas e/ou diagramas sobre o ecossistema agrícola e a sua integração no ecossistema natural e jogo(s) sobre/com insetos.

Um arco-íris na cozinha. 

Coordenador: Sérgio Rodrigues (Departamento de Química da Universidade de Coimbra)

Objetivos da atividade: Verificar experimentalmente que é fácil obter um indicador de couve-roxa e verificar as cores que assume com diferentes materiais.

Sinopse da atividade: Os participantes preparam um indicador de couve-roxa usando água morna e partindo com a mão as folhas de couve. Esse indicador será usado em soluções de vários materiais do dia-a-dia, permitindo classificá-los como ácidos ou básicos. Com os alunos mais velhos, professores e investigadores, poderemos discutir o comportamento das antocianinas, analisar as suas estruturas, e referir a complexação destas com metais.

Diferentes densidades na cozinha. 

Coordenador: Sérgio Rodrigues (Departamento de Química da Universidade de Coimbra)

Objetivos da atividade: Verificar experimentalmente as diferentes densidades de materiais do dia-a-dia.

Sinopse da atividade: Os participantes colocam líquidos com diferentes densidades (mel, água e óleo alimentar) que não se misturam numa proveta. Depois registam onde ficam determinados sólidos colocados na proveta. Com os alunos mais velhos, professores e investigadores, poderemos discutir o comportamento dos materiais no que concerne às suas estruturas químicas. Podemos ainda incluir etanol no conjunto e verificar o efeito da agitação.