/ Temas

Economia

A licenciatura em Economia (1º ciclo) procura promover a capacidade crítica para apreciar os contributos mais relevantes da ciência económica e as qualificações técnicas essenciais para o desempenho de funções especializadas que o mercado de trabalho costuma destinar aos/às economistas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Conhecer o Direito para entender a sociedade e o mercado

João Pedroso e outros docentes

Nas nossas sociedades é necessário entender as funções do direito e os seus princípios, as suas normas jurídicas e as instâncias de resolução de litígios, para melhorar a nossa qualidade vida, o nosso desempenho profissional e prevenir eventuais litígios. Se não entendermos o direito vigente (e a sua evolução) não estaremos aptos a compreender, como pessoas e como profissionais, os fundamentos e o modo como são reguladas as relações sociais e, dentro destas, as relações interpessoais, as relações empresariais ou as relações ente as entidades público, privadas, ou de natureza social-social. Por estas razões um estudante – também de gestão – tem necessariamente de conhecer o direito para entender a sociedade e o mercado.


Paradoxos da Estatística: os números contam histórias …

Rui Pascoal

Exploram-se diversas situações em que se obtêm à partida resultados surpreendentes no sentido de que contrariam a primeira intuição sobre o que se espera obter. Procura-se a razão de ser dos resultados.


Em suaves prestações mensais: a matemática dos empréstimos e dos depósitos a prazo.

Paulo Saraiva

Os empréstimos bancários são uma realidade que muitas famílias passam a conhecer a partir do momento em que decidem adquirir um bem (uma habitação, por exemplo) e não possuem dinheiro suficiente para o fazer. Nesta palestra apresenta-se o conceito de taxa de juro composto, aplicando- ao pagamento de prestações associadas a um empréstimo ou a uma poupança que rende juros numa conta a prazo. Partindo da fórmula da soma dos termos de uma progressão geométrica, deduz-se a relação entre pagamentos periódicos e o montante total de um empréstimo. Problemas conexos serão também apresentados.

Nota: Disponibilidade apenas após o 1º semestre


A incompatibilidade entre estabilização orçamental e estabilização económica no seio da UE

Conceição Pereira

Pretende-se dar destaque à política orçamental no âmbito da União Europeia para se perceber que, em cenários recessivos, não é possível conciliar a disciplina orçamental com a estabilização do produto. Neste contexto, discutir-se-ão conceitos como défice orçamental, dívida pública e Pacto de Estabilidade e Crescimento.


A saúde na economia e a economia na saúde

Carlota Quintal e Micaela Antunes

As discussões em torno do setor da saúde são temas centrais da sociedade atual, reforçadas pela situação pandémica. Qual o peso do setor da saúde em Portugal e no mundo? Como é financiado? Como avaliam a sua saúde os portugueses e outros europeus? Quem vive menos isolado tem melhor saúde? Quem diz viver melhor: homens ou mulheres? Estes são exemplos dos temas que vamos explorar, recorrendo a ferramentas proporcionadas por bases de dados internacionais.