FEUC e PlanAPP produzem informação inédita sobre o comércio inter-regional

13 september, 2023≈ 4 min read

FEUC e PlanAPP produzem informação inédita sobre o comércio inter-regional

Em 2022, o Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) celebrou com a FEUC (em estreita articulação com o CeBER) um contrato que tem como objeto a aquisição de serviços de investigação e desenvolvimento no projeto "Ferramenta de análise de impactos económicos à escala regional".

Nesse âmbito, o PlanAPP acaba de lançar publicamente um conjunto de documentos produzidos pela equipa da FEUC/CeBER, em articulação com a Equipa Multidisciplinar de Comunicação Estratégica (EMCE) – PlanAPP.

https://www.planapp.gov.pt/relatorio-comercio-inter-regional-portugal/

A equipa da FEUC/CeBER é constituída pelos professores Luís Cruz (coordenador), Vítor Raposo, Luís Lopes, Carla Teotónio, Eduardo Barata e João Pedro Ferreira (Univ. da Virgínia, EUA) e pelo Mestre José Miguel Rebolho.

A publicação do Relatório de Comércio Inter-regional, produzido pela FEUC/CeBER no âmbito de uma parceria com o PlanAPP, visa o desenvolvimento de modelos multirregionais input-output e de um software de simulação de impactos económicos à escala regional – PReMMIA (Portuguese Regions Model for Multi Impact Analysis). Trata-se de uma ferramenta de análise atualmente inexistente na Administração Pública Portuguesa, que estará disponível a partir de janeiro de 2024.

O Relatório de Comércio Inter-regional apresenta um retrato detalhado e até agora inédito das sete regiões portuguesas (NUTS II), proporcionando uma visão da sua base económica e das fortes inter-dependências comerciais entre as regiões. Além do Relatório de Comércio Inter-regional, são igualmente publicadas fichas síntese de cada região, bem como o relatório técnico sobre a construção do modelo e a derivação das matrizes input-output.

Quando se analisa o comércio em Portugal, a atenção circunscreve-se principalmente nas trocas comerciais com o estrangeiro. No entanto, o comércio entre regiões é fundamental para a economia nacional representando valores de grandeza idêntica ao comércio internacional. Esta omissão do comércio inter-regional sucede não apenas por causa do foco mediático em torno das trocas com o exterior, mas também porque há uma enorme carência de informação estatística sobre as trocas comerciais dentro do país. É essa falha que este relatório vem colmatar. Os dados de comércio inter-regional resultam da combinação da utilização da informação estatística do INE com estimativas sobre o comércio inter-regional apuradas a partir do modelo construído, iluminando dimensões para as quais não existem dados estatísticos oficiais. Ao todo, são analisados 431 produtos relativos a 125 ramos de atividade.