CHUC e EMPIS juntam-se à Rede Parceiros FEUC

12 april, 2023≈ 3 min read

A Rede Parceiros da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) passou recentemente a contar com dois novos membros. Trata-se de dois importantes protocolos assinados com o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) e com a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), tendo em vista reforçar a ligação dos estudantes à realidade profissional, desenvolvendo competências que facilitem uma inserção profissional bem-sucedida, nomeadamente, através da realização de estágios curriculares e de estudos de caso.

Constituído em 2011 pela fusão dos Hospitais da Universidade de Coimbra, do Centro Hospitalar de Coimbra e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, o CHUC é a maior instituição de saúde portuguesa e abrange todas as áreas médicas e cirúrgicas, pediátricas e de adultos. Para além disto, mantém ligação estratégica com a Academia e sustenta uma cultura de excelência clínica e científica e de promoção da qualidade dos cuidados que é referência para dois milhões de habitantes. Desde 2015 que o CHUC e a UC são membros da M8 Alliance – o G8 da Saúde –, que reúne algumas das universidades e hospitais de maior prestígio no mundo. A EMPIS, por sua vez, representa uma iniciativa pública pioneira na Europa que visa promover a inovação e o empreendedorismo social. Em Portugal, a meta é dinamizar o mercado de investimento social.

A EMPIS mobiliza verbas do Fundo Social Europeu para financiar projetos que propõem abordagens alternativas e inovadoras para responder a problemas sociais.

Tanto o CHUC quanto a EMPIS acolhem estagiários dos mestrados da FEUC, nomeadamente das áreas de Contabilidade e Finanças, Economia, Gestão, Marketing, Relações Internacionais e Sociologia.

A Rede Parceiros FEUC consolida-se na base de inúmeras parcerias com entidades externas. Em concreto, a FEUC tem protocolos firmados com mais de 100 entidades empresariais, públicas, privadas e do terceiro setor, assim como unidades de
investigação. Ao apoiarem a inserção de estudantes no mercado de trabalho, os estágios curriculares constituem um elemento central da formação de novos profissionais. Para saber mais, aceda: https://www.uc.pt/feuc/parceiros-feuc/