Candidaturas | Prémio Prof. Doutor Pedro Nogueira Ramos

08 july, 2023≈ 6 min read

A Ordem dos Economistas (OE) e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), com o apoio da Fundação Eng.º António de Almeida, tornam pública a abertura de candidaturas à primeira edição do PRÉMIO PROF. DOUTOR PEDRO NOGUEIRA RAMOS – 2023.

Este Prémio, instituído pela Ordem dos Economistas e pela FEUC para honrar a memória do trabalho académico do Professor Doutor Pedro Nogueira Ramos, destina-se a distinguir, bienalmente, uma Tese de Doutoramento, na área científica da Economia, com aplicações à economia portuguesa.

O Prémio, titulado por um Diploma, compreende:

  1. Um valor pecuniário de 5000€ (cinco mil euros);
  2. Inscrição e oferta de duas quotas anuais de membro da Ordem dos Economistas.

O Júri do Prémio é constituído pelos seguintes membros:

    1. Bastonário da Ordem dos Economistas;
    2. Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra;
    3. Presidente da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional;
    4. Personalidade académica de reconhecido mérito em estudos de economia portuguesa, a convidar pelas entidades instituintes do Prémio.

A admissão ao Prémio faz-se mediante apresentação de candidatura pelo/a autor(a) da Tese.

São elegíveis as teses de doutoramento, na área científica da Economia, com aplicações à economia portuguesa, que tenham sido aprovadas em provas públicas nos anos civis de 2021 e 2022, seja em Instituições de Ensino Superior portuguesas seja fora do território nacional. Apenas serão admitidas a concurso teses submetidas em língua portuguesa ou em língua inglesa.

A candidatura ao Prémio faz-se mediante o envio dos seguintes documentos para o endereço gbdiretor@fe.uc.pt :

i) Tese (versão final, em formato pdf) e certificado da respetiva classificação final em provas públicas;

ii) documento sintético (máximo 2000 palavras) de apresentação da Tese e explicitação das principais razões pelas quais o autor considera que o trabalho é inovador e de elevado mérito;

iii) CV atualizado do(a) candidato(a).

Prazos:

Período de Candidaturas: De 1 de junho a 15 de setembro de 2023

Período de avaliação das candidaturas: De 1 a 31 de outubro de 2023

Comunicação ao/à vencedor(a): 10 dias úteis após a deliberação do Júri

Entrega do Prémio, em cerimónia pública, a realizar na FEUC, no dia da Faculdade, 2 de dezembro de 2023


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pedro Nogueira Ramos (nota biográfica)

O Prof. Doutor Pedro Nogueira Ramos, Professor Catedrático de Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), nasceu na Figueira da Foz em 1957 e faleceu em Coimbra a 6 de julho de 2021.

Foi Docente da FEUC e membro fundador do CeBER (Centre for Business and Economics Research), licenciou-se em Economia em 1980, fez o doutoramento em 1992 e a agregação em 2006, sempre na FEUC.

Economista muito reconhecido, cultivou um vasto conjunto de especialidades de investigação, com destaque para a macroeconomia internacional, macroeconomia e política regional, análise input-output, cadeias de valor e produção e análise de indicadores económicos, nomeadamente sobre balanças de pagamentos e contas nacionais. A economia do desenvolvimento e os estudos de política regional foram centrais na sua obra e percurso académico.

Além da investigação em Economia, o Prof. Doutor Pedro Ramos desenvolveu um trabalho intenso e de grande mérito no ensino graduado e pós-graduado da FEUC. Coordenou diversos cursos da área de Economia e teve uma participação marcante no Conselho Científico. Foi um excelente professor e o seu trabalho docente marcou sucessivas gerações de alunos. Tinha da economia uma visão integrada, vinculada aos problemas sociais e às metas do desenvolvimento.

O reconhecimento académico do Prof. Doutor Pedro Ramos valeu-lhe outras responsabilidades e alguns cargos de relevo fora da Universidade. Entre outros contributos que deu à sociedade portuguesa e a diversas instituições, trabalhou para o Instituto Nacional de Estatística durante mais de uma década, como Chefe do Serviço de Estudos e Difusão da Direção Regional do Centro do INE e, depois, Diretor das Contas Nacionais. Foi ainda consultor do Eurostat para as Contas Regionais e membro Conselho Económico e Social designado pelo CRUP. Durante muitos anos, foi diretor da Revista Portuguesa de Estudos Regionais.

Foi Pró-Reitor da Universidade de Coimbra entre 2007 e 2010, tendo feito parte da equipa do Reitor Fernando Seabra Santos.

Publicou dezenas de artigos, estudos e capítulos de livros nacionais e internacionais. Dos trabalhos que publicou destaca-se um livro de grande sucesso: Torturem os Números que eles Confessam. Sobre o Uso e Abuso das Estatísticas em Portugal, e não só (Almedina, 2012).