/ Teachers

In Memoriam

Jaime Alberto do Couto Ferreira

1944-2022

É com muita tristeza que comunico o falecimento do Doutor Jaime Ferreira, professor catedrático aposentado da FEUC.

Docente do Núcleo de História da FEUC, Jaime Alberto do Couto Ferreira dedicou a sua vida ao estudo e ensino da História e os tempos livres ao desenho e à pintura.

Natural da Guarda, cidade a que dedicou uma admirável monografia, foi discípulo de Vitorino Magalhães Godinho, orientador da sua tese de doutoramento, sobre a economia política do abastecimento de cereais entre o final do Antigo Regime e o liberalismo, questão central na contemporaneidade portuguesa.

Esse trabalho deu origem a um livro marcante na história económica e social: A Dessacralização do Pão, publicado pela editora Campo das Letras em 1995. Jaime Ferreira deixou também outras publicações importantes, nomeadamente livros sobre história da indústria de moagens e da electrificação.

Juntamente com Joaquim Romero Magalhães e outros colegas, durante dezenas de anos leccionou História económica na FEUC. Na memória de milhares de estudantes, hoje economistas, gestores e sociólogos, ficou um grande afecto e admiração. Pessoa de grande dimensão humana e de sensibilidade apurada, marcou diversas gerações de estudantes pelos seus métodos pedagógicos, que incluíam incursões surpreendentes no cinema, na pintura e na história da arte, em geral.

A generosidade de Jaime Ferreira e a sua entrega à vida da FEUC fê-lo assumir diversos cargos de gestão: foi Presidente do Conselho Directivo de 1995 a 1997 e Presidente da Assembleia de Representantes de 1977 a 1978 e de 1978 a 1979.

Jaime Ferreira fez muitos amigos porque era um homem profundamente bom e que acreditava em utopias. Talvez por isso, tinha um profundo amor pela Arte e pela História.

Álvaro Garrido

Diretor da FEUC

11.11.2022