/ MASTER´S COURSES

Master in Anthropology, Globalization and Climate Change

Course presentation video

Presentation


This master's degree focuses on the impact that contemporary dynamics such as digitization, urbanization, environmental and climate transformations have on the relationships between people, communities or different populations (human and non-human) whether on a local or planetary scale.

The master's degree privileges inter/disciplinary dialogues between natural and social sciences and humanities, as well as creative works that go beyond academia and aim at individual and societal transformation.

Based at the DCV, the master's has professors from different areas of knowledge - social and natural sciences - who work in various geographical areas - Portugal, Africa, Asia and Antarctica, among others.

Study Programme

1st YEAR - 1st Semester

COURSE UNIT TITLE TYPE SUBJECT AREA ECTS
Science, history and politics of climate change Compulsory Interdisciplinary 6
Development, sustainability and environmental challenges Compulsory Social & Cultural Anthr. 6
Ethnography, epistemology and cosmovisions Compulsory Social & Cultural Anthr. 6
Technology, Power and Culture Compulsory Social & Cultural Anthr. 6
Global Ethics Compulsory Interdisciplinary 6

1st YEAR - 2nd Semester

COURSE UNIT TITLE TYPE SUBJECT AREA ECTS
Food, Health and Social Inequalities Compulsory Interdisciplinary 6
Anthropology, Global Health and Environment(s) Compulsory Social & Cultural Anthr. 6
Anthropology, post-humanity and hyperobjects Compulsory Social & Cultural Anthr. 6
Research methods Compulsory Social & Cultural Anthr. 6
Seminar Compulsory Interdisciplinary 6

2nd YEAR

COURSE UNIT TITLE REGIME TYPE SUBJECT AREA ECTS
Project 1º Semester Compulsory Anthropology 6
Scientific Dissertation Annual Elective Anthropology 54
Internship Annual Elective Anthropology 54
The student must make 60 credits annually.
The optional curricular units are offered annually depending on the availability of the Organic Unit.

General information

  • Nome do curso: Mestrado em Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas
  • Tipo: 2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada
  • Classificação atribuída: Mestre
  • Coordenação do curso: Prof. Doutor Jorge Varanda (jorge.varanda@uc.pt)
  • Coordenador da mobilidade: Prof. Doutor Gonçalo Duro dos Santos (gsantos@uc.pt)
  • Objectivos: A comunidade científica é unânime em afirmar que o impacto das alterações climáticas coloca em risco a vida na Terra. A Antropologia é a disciplina-chave para melhor compreender e pensar soluções integradas e inclusivas a estes desafios, pois na sua matriz privilegia a atenção à relação humano(s)-ambiente(s) em vários contextos do globo, desenvolvendo abordagens holísticas e interdisciplinares.
    O mestrado “Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas”, direcionado para o estudo do(s) futuro(s) globais de humano(s) e não-humanos(s) é uma oferta de formação avançada, conducente a um pensamento crítico sobre a íntima inter-relação entre a transformações socio-económico-político globais e alterações climáticas.
    Por se materializar no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra este mestrado favorece reflexões inter e multidisciplinares inovadoras sobre as relações multi-espécies e o natural/natureza.
    O mestrado formará especialista dotados de ferramentas analíticas e metodológicas que lhes permitam propor estratégias de desenvolvimento inovadoras conducentes a sociedades inclusivas e justas contribuindo, em paralelo, também para a salvaguarda da biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas.
  • Duração: 4 semestres
  • ECTS: 120
  • Saídas Profissionais: O Mestrado confere formação científica que permite aos alunos a prestação de serviços em varias entidades a nível nacional e internacional. No campo nacional: Técnicos superiores em organismos Nacionais do Estado; Técnicos Superiores em câmaras municipais ou outros organismos regionais do Estado; Técnicos superiores em empresas com áreas de responsabilidade ambiental e social; Instituições de Ensino Superior e/ou Laboratórios e/ou centros de Investigação para a persecução da formação ou investigação. Peritos nacionais e internacionais em temas relacionados com ambiente, saúde e urbanização, cultura, património ou Religiosidade; Técnicos ou Peritos em Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não-governamentais). A nível internacional: Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não-governamentais), Agências internacionais, Centros de investigação internacionais.
  • Numerus clausus: 20
  • Condições de ingresso: Podem candidatar-se os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Antropologia ou outros cursos de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, da área da Saúde e Proteção Social, Direito, Ciências Económicas, cursos de Ciências Biológicas ou Ecologia.
  • Mais informação: Website da UC