Na sessão que encerra este segundo ciclo Tardes de Matemática - Conversas Ímpares, a 13 de junho, o convidado é Jorge Picado, professor no Departamento de Matemática da FCTUC e investigador no Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, que se propõe conversar a partir do tema Matemática, a linguagem da Natureza.

A Matemática é a linguagem da Natureza. Nas palavras de Galileu (1623), "O Livro da Natureza, que permanece continuamente aberto diante dos nossos olhos, está escrito em linguagem matemática, os seus caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem os quais é impossível entender cada palavra".

Sem a matemática, a nossa compreensão do universo seria incompleta e seríamos incapazes de fazer previsões precisas sobre o comportamento do mundo que nos rodeia. Ao estudar o mundo natural, os matemáticos também criam novas teorias e modelos que expandem a nossa compreensão da própria matemática.

Nesta sessão, Jorge Picado falará, de forma leve e acessível, de conchas e da sua forma necessária, curvas, nós e tranças. Com o auxílio de vídeos 3D, applets interativos e cordas, o especialista irá mostrar como a matemática as pode modelar, medir e distinguir.

Entrada Livre, sem necessidade de inscrição prévia