Voos é forma plural do substantivo Voo, que significa o ato ou movimento de sustentação e deslocação pelo ar por meio de asas ou por meios mecânicos.

O voo e a capacidade para planar são próprios da maioria das aves e insetos, e ainda de outros animais vertebrados, com características anatómicas e fisiológicas que lhes conferem a capacidade de voar ativamente como é, por exemplo, o caso dos morcegos.

Os humanos, desde cedo, se aperceberam das vantagens que lhes traria o facto de serem capazes, tal como estes animais, de se deslocar e locomover no ar e, em vários momentos da sua história, estudaram, ensaiaram e tentaram criar meios e soluções mecânicas que lhes permitissem superar a “falta de asas”.

Hoje, graças a esse engenho e ao desenvolvimento da ciência e da indústria da aeronáutica, podemos voar com grande rapidez de um local para o outro, não só na superfície terrestre, como no espaço.

Crentes de que o pensamento e a curiosidade humanos serão sempre nossos aliados para descobrir onde os “Voos” nos podem levar, lançamos o desafio de deambularem por mais esta edição do “Dar Corpo a Ideias”.