Zebra: Preto com Riscas Brancas ou Branco com Riscas Pretas?

AT

Ana Cristina Tavares

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Equus burchelli antiquorum (Smith, H., 1841) nome científico da zebra e do espécimen ZOO.0005328 na Sala de África (Figura 1), Colégio de Jesus, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

A zebra é um mamífero placentário que pertence à família dos equídeos e à ordem Perissodactyla, ou seja, possui número ímpar de dedos. Nativas do continente africano (região sul e central) onde habitam a savana, são animais herbívoros. Habitualmente demonstram um comportamento pacífico, mas podem atacar quando em situação de risco. Vivem em manadas compostas por machos, fêmeas e filhotes.

Existem três espécies de zebra:

Zebras-das-planícies (Equus quagga anteriormente designada Equus burchellii), é a espécie mais comum e geograficamente mais difundida; Zebras-de-Grevy (Equus grevyi) são os maiores equídeos selvagens; Zebra-das-montanhas (Equus zebra mountain).

Todas as espécies sofrem com a caça e perda de habitat, sendo a zebra -das-planícies a menos ameaçada. A das montanhas é considerada vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e a de Grevyi é a mais preocupante, classificada como “em perigo” e restrita a uma pequena área de sobrevivência.

Cada espécie tem um padrão característico. Mas… As zebras são pretas com listas brancas ou brancas com listas pretas?

Este "enigma" intrigou os cientistas, incluindo Darwin, durante mais de um século e muitos argumentam que as listas servem uma combinação complexa de propósitos.

Os cientistas apresentaram pelo menos 18 razões pelas quais, desde a camuflagem ou cores de aviso, a explicações mais criativas, como marcadores únicos, que ajudam a identificar indivíduos como uma impressão digital humana. Mas, durante muito tempo, novas teorias foram introduzidas sem testes rigorosos.

Atualmente são cinco as principais hipóteses para explicar a listagem preto-branca da pele das zebras: repelir insetos; facultar a camuflagem através de ilusão de ótica; confundir os predadores; reduzir a temperatura do corpo (já que o preto absorve mais calor do que o branco) ou facilitar o reconhecimento dos animais entre si.

E quanto à questão: preto com listas brancas ou branco com listas pretas?

Parece ser: preto com listas brancas. As células de pele que produzem o pigmento (melanina) são os melanócitos e o padrão final resulta da ativação da produção do pigmento (resulta preto) ou da sua inibição (resulta branco), o que significa que preto é a cor da pele e o branco corresponde a zonas sem pigmento.