Estações é um termo ambivalente que pode ter mais do que um sentido, já que o seu significado depende de vários usos e contextos e das múltiplas interpretações que o termo nos pode suscitar.

Com efeito, quando pensamos em Estações, o que mais comummente nos ocorre são as Estações do Ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

A estação mais fria do ano pode, por sua vez, remeter-nos para férias nas Estações de esqui e, ainda pensando em férias, a propósito de outras deslocações e viagens, rumo a diferentes destinos, facilmente nos vêm à mente imagens das Estações ferroviárias, rodoviárias, de metro, de autocarro, marítimas e também as Estações de serviço.

Deixando de lado as viagens, e voltando às atividades mais prosaicas do nosso dia a dia, nomeadamente ao uso que fazemos da água para cozinhar, limpar, tomar banho, etc., podemos divagar para as Estações de tratamento de águas e as Estações de tratamento de águas residuais.

No âmbito das rotinas e hábitos diários, lembramos as emissoras de rádio - Estações de rádio - e de televisão - Estação de televisão - que nos mantêm informados e outros meios de comunicação; ou então os dispositivos de rede de computadores, também denominados por Estações de computadores.

Antes de terminar esta breve incursão pelo “Mundo das Estações” seria imperdoável deixar de fora as Estações Espaciais, sobretudo após a conquista da aterragem, há menos de um mês, do robô Perseverance em solo marciano.

Aos leitores do DAR CORPO a IDEIAS desejamos uma boa primavera!