19 July | 15:00 | Seminar Room, CEIS20

Mariusz Kozak, Associate Professor of Music at Columbia University, will present the conference “Headbanging to Progressive Metal, or Musical Meter as Embodied Knowledge” at CEIS20, where he will reflect on normative movements associated with metal music, such as headbanging and fist pumping.

The conference will be held in English. Admission is free.
See the abstract and the short biography of the guest speaker below.


Resumo
Nesta palestra, Mariusz desenvolverá uma definição funcional de métrica como uma forma de investigação e descoberta corporal culturalmente situada sobre as possibilidades sonoras, fiavelmente repetíveis e transferíveis de um tipo particular de afinidade emocional e corporal com membros de um grupo social. Para ilustrar esta perspetiva, o autor recorre ao metal progressivo, um género conhecido pela sua complexidade rítmica e métrica. Com o seu manuseamento criativo do tempo musical, sustentado por uma ligação poderosa entre os corpos dos seus praticantes e a força motriz atribuída à batida de fundo, o metal progressivo dá aos ouvintes aculturados a oportunidade de exercerem certos tipos de agência, afirmando a sua pertença a um grupo, mas também contrariando as expetativas sociais. Os movimentos normativos desta música, como o bater de cabeça e o bater de punhos, são uma expressão de conhecimento cinestésico, ou o conhecimento de “como a música funciona”. É este conhecimento que está subjacente à métrica musical

Biografia
Mariusz Kozak é Professor Associado de Música na Columbia University e autor do livro Enacting Musical Time: The Bodily Experience of New Music. A sua investigação centra-se na relação entre a música, a cognição e o corpo. Os seus artigos foram publicados no Journal of Music Theory, Music Theory Spectrum e Music Theory Online, entre outros. Em 2020, foi um dos oradores destacados na Sessão Plenária do Encontro Anual da Society for Music Theory. Os seus projetos atuais incluem a métrica e o ritmo no metal progressivo, o papel do afeto musical na criação de relações interpessoais e um livro sobre a história da ciência cognitiva da música no século XX