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Camila Guedes Codogno

Camila Guedes Codogno

Possui graduação em Ciências Sociais (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Antropologia Social (2007) pela mesma instituição e doutoramento em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Alimentação Escolar, Antropologia da Infância, Antropologia Rural e Etnologia Indígena. Desenvolveu pesquisas entre os índios Galibi-Marworno do Amapá durante sua graduação e mestrado e, durante o doutoramento, trabalhou com associações de produtores rurais orgânicos do sul de Minas Gerais, região onde atua até os dias atuais, desenvolvendo pesquisas e assessorias. No primeiro semestre de 2015, realizou a pesquisa de pós-doutoramento com bolsa FAPESP no Departamento de Antropologia da UNICAMP/CERES (Centro de Estudos Rurais) acerca da produção de alimentos orgânicos entre os agricultores neorrurais. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Passos desde 2015 (atualmente em licença não remunerada) e desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados com a agricultura familiar e execução do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Desde janeiro de 2022, é investigadora visitante do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra no âmbito do Projeto Complementar "DIAITA Heritage: Food, Environment and Well-being" e da Rede Transnacional "DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia”.

Plano de investigação

A investigação proposta insere-se no projeto complementar “DIAITA Heritage: Food, Environment and Well-being” e na “Rede Transnacional: Património Alimentar da Lusofonia”, coordenados pela Profa. Dra. Carmen Soares, ambos do CECH.

Procura-se aliar os estudos sobre alimentação à Antropologia da Infância, logo o foco da revisão situar-se-á nesta seara, uma vez que é do meu interesse incluir as crianças, beneficiárias das políticas públicas alimentares nas escolas, enquanto agentes sociais que também se relacionam com a comida à sua maneira, a partir das suas próprias perspetivas e vivências, também perpassadas pelas intencionalidades adultas acerca da construção dos seus corpos por meio de prescrições alimentares.