/ Research / Secondary projects / Rewriting the Myth

International Partnership

PROYECTO DE INNOVACIÓN Y BUENAS PRÁCTICAS DOCENTES AVANZADOS/COORDINADOS (Nº 22-219): “TENDIENDO PUENTES DESDE EL MUNDO CLÁSICO: EL DIÁLOGO COMO RECURSO EDUCATIVO” (2022-2024).

Trata-se de um projeto financiado pela Universidade de Granada, sob a responsabilidade da Professora Mónica Durán Mañas, no qual participam as seguintes instituições: Universidade de Granada, Universidade de Coimbra, Universidade de Cádiz, Universidade de Málaga, Asociación Internacional Alma Clásica.
Integram o projeto as docentes Cláudia Cravo e Susana Marques do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra.

O objetivo do projeto é desenvolver ações educativas, através da análise e da reescrita dos referentes clássicos, para adequar o ensino e a inovação educacional à sociedade atual. Com esse intuito, promoveu-se a criação de uma equipa interdisciplinar de inovação pedagógica que trabalhasse de forma colaborativa para adequar os processos de ensino e aprendizagem à sociedade do século XXI, de modo a favorecer a igualdade, a inclusão, o empreendedorismo e a empregabilidade do corpo discente e a promover processos de internacionalização, digitalização e transferência de conhecimento. Estas boas práticas serão suportadas por uma formação em cascata, que fomentará o desenvolvimento de materiais e recursos pedagógicos inovadores e que servirá para melhorar as estratégias e as técnicas de aprendizagem dos alunos e a sua avaliação. Para isso, o corpo docente e o corpo discente trabalharão juntos na elaboração de recursos educativos em formato digital e na conceção de oficinas lúdico-didáticas, a fim de estimular a participação dos estudantes na construção do seu próprio processo formativo. Este processo materializar-se-á na obtenção de produtos finais elaborados em formatos criativos, inovadores, interdisciplinares e inclusivos, que farão parte de um banco de atividades abertas através do DIGIBUG, disponíveis para reutilização indefinida em contextos educativos. A transferência dos produtos finais será também concretizada através da realização de oficinas com alunos do ensino secundário, no âmbito das comemorações do Dia da Fundação de Roma, estimulando a inclusão de todas as pessoas e promovendo a divulgação da atividade académica para a sociedade em geral. Com o mesmo intuito, prevê-se ainda, entre outras iniciativas, a publicação de uma edição bilingue (castelhano-português) de contos mitológicos de Alicia Esteban Santos.

Participação de Nuno Simões Rodrigues na equipa de investigação do projeto EGYPOPCULT«Ich mache mir die (ägyptische) Welt wie sie mir gefällt. Conceitos e ideias atuais em egiptologia e cultura popular». Projeto exploratório com financiamento autónomo aprovado pela FCT (2022.07095.PTDC). Coordenação: Doutor Abraham I. Fernández Pichel e Prof. Doutor Rogério Sousa (2023-).

Participação, desde 2017, no projeto Classics and Poetry Now (CAPN), grupo internacional de investigação criado em 2016, sediado em Oxford e coordenado por Lorna Hardwick (a coordenação portuguesa é da responsabilidade de M. F. Silva e de S. Marques)

Participação de Adriana Nogueira, desde 2010, no Interdisciplinary and International Research Network Imagines-Project – The Reception of Antiquity in the Visual and Performing Arts – <http://www.imagines-project.org/>