2023/2024
Coimbra, September 2023
A – Ofertas do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra às escolas cooperantes
1. Palestras dirigidas a toda a comunidade escolar, em especial aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (a calendarizar, tendo em conta o interesse da escola e a disponibilidade dos palestrantes)
“Os Gregos e a busca da beleza: 1 – A Arquitetura” – Prof. Doutor J. Ribeiro Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)
“Os Gregos e a busca da beleza: 2 – A Escultura” – Prof. Doutor J. Ribeiro Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)
“Os Gregos e a busca da beleza: 3 – A Pintura” – Prof. Doutor J. Ribeiro Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)
“Sabes que todos os dias falas grego?” – Prof. Doutora M. Fátima Silva (Duração: cerca de 1 hora, entre exposição e debate)
- Sinopse: procura-se explorar um conjunto de campos semânticos do quotidiano dos jovens.
- Público-alvo: alunos dos diversos níveis dos ensinos básico e secundário, desde o 5º ano ao 12º ano
“A ciência não começou hoje...” – Prof. Doutora M. Fátima Silva (Duração: cerca de 1 hora, entre exposição e debate)
- Sinopse: trata-se de abordar, em linhas gerais, o desenvolvimento da biologia no Liceu, através do trabalho de Aristóteles e Teofrasto sobre a zoologia e a botânica: recolha de informação, metodologia, teoria e prática, fixação de um vocabulário científico.
- Público-alvo: alunos dos diversos níveis dos ensinos básico e secundário, desde o 5º ano ao 12º ano
As Línguas Clássicas: património comum da cultura europeia” – Prof. Doutora Nair Castro Soares (Duração: cerca de 1 hora)
“Sabes que todos os dias falas latim?” – Prof. Doutora Nair Castro Soares (Duração: cerca de 1 hora)
“Metáforas com pernas e árvores com voz” – Prof. Doutora M. Céu Fialho (Duração: cerca de 1 hora)
“Amor é fogo que arde e sempre ardeu” – Prof. Doutora M. Céu Fialho (Duração: cerca de 1 hora)
“Origens do teatro (sobretudo tragédia e comédia gregas e latinas)” – Prof. Doutor Delfim Leão e Prof. Doutor José Luís Brandão (Duração: cerca de 1 hora)
- Sinopse: breve resenha do teatro grego e latino - géneros, espaços de representação, principais autores e dramatização (feita por alunos) de pequenos textos durante a sessão.
- Público-alvo: alunos do 9º ano ou do ensino secundário
“Quadros de mitologia na Eneida e n’ Os Lusíadas” – Prof. Doutor Delfim Leão e Prof. Doutor José Luís Brandão (Duração: cerca de 1 hora)
- Sinopse: visão genérica da mitologia - principais deuses e suas características - e a sua função na Eneida de Virgílio, tendo em mente a aplicação aos Lusíadas. Pode servir como forma de introduzir o estudo da obra de Camões.
- Público-alvo: alunos do 9º ano ou do ensino secundário
“Os jogos na Antiguidade clássica: brincar, aprender, competir e exibir” – Prof. Doutora Carmen Soares (Duração: cerca de 1 hora)
- Sinopse: apresentação das atividades lúdicas domésticas e públicas nas culturas grega e romana.
- Público-alvo: alunos do 9º ano e do ensino secundário (eventualmente, também para outros públicos)
“Alimentação e vida saudável na Antiguidade clássica” – Prof. Doutora Carmen Soares (Duração: cerca de 1 hora)
- Sinopse: apresentação das práticas de vida saudável relacionadas com alimentação e prática de exercício físico na Antiguidade Clássica.
- Público-alvo: alunos do 9º ano e do ensino secundário (eventualmente, também para outros públicos)
“O contributo das línguas clássicas para o bom domínio do português” – Prof. Doutor António Rebelo (Duração: entre 30 a 60 m [conforme desejável])
- Sinopse: Em que é que o conhecimento das línguas clássicas contribui para o uso correto da língua portuguesa? Pretende-se responder a esta questão, desde a análise da ortoépia e fonética à semântica e uso com propriedade do vocabulário, passando pela sintaxe e morfologia.
- Público-alvo: alunos do 9º ano ou do ensino secundário.
“A Europa fala latim e grego” – Prof. Doutor António Rebelo (Duração: entre 30 a 60 m [conforme desejável])
- Sinopse: Pretende-se explorar a importância do latim e do grego nas mais relevantes línguas europeias e as diferenças entre elas, de acordo com os processos evolutivos específicos.
- Público-alvo: alunos do 9º ano ou do ensino secundário.
“Deuses e heróis clássicos na língua portuguesa do quotidiano” – Prof. Doutora Susana Marques e Prof. Doutora Cláudia Cravo (Duração: cerca de 1 hora)
- Sinopse: pretende-se desvendar aos alunos os sentidos ocultos de vocábulos do quotidiano relacionados com divindades e heróis greco-latinos, transportando-os para um outro mundo, que é afinal o embrião da sua cultura.
- Público-alvo: alunos dos diversos níveis dos ensinos básico e secundário, desde o 5º ano ao 12º ano
“A Roma dos Césares: da ficção à realidade” – Prof. Doutor José Luís Brandão (Duração: cerca de 1 hora)
- Sinopse: análise da tradição histórico-biográfica sobre os imperadores romanos (sobretudo os Júlio-Cláudios e os Flávios): a realidade e as notícias distorcidas que determinaram a imagem que nos chegou de certos imperadores (como Calígula ou Nero) e da elite romana em geral.
- Público-alvo: alunos do ensino secundário (poderá no entanto ser adaptada ao 3º ciclo)
“Um refugiado chega à Europa. Eneias, um herói para o ocidente” – Prof. Doutora Carlota Miranda Urbano (Duração: cerca de 1 hora)
- Sinopse: Era uma vez um refugiado de guerra que veio de Troia para Itália e lançou os alicerces do grande mundo romano que nós herdámos.
- Público-alvo: 9º ano e ensino secundário
“Latini sumus. O latim no nosso quotidiano” – Prof. Doutora Paula Barata Dias (Duração: 45 m - 90 m [com componente prática])
- Sinopse: A língua dos Romanos, o Latim, está na base da língua que falamos, o Português. Mesmo não tendo estudado Latim, todos nós sabemos e usamos diariamente palavras, frases, expressões e provérbios que, do Latim, foram integrados na comunicação quotidiana. Nesta apresentação fazemos uma viagem no tempo, partindo do que todos conhecemos hoje para a sua origem na língua e na cultura latinas, afinal tão presente e acessível.
- Público-alvo: 9º ano
“Desfazendo Babel: as línguas clássicas nas línguas europeias” – Prof. Doutora Paula Barata Dias (Duração: 45 m - 90 m [com componente prática])
- Sinopse: A Europa apresenta uma diversidade linguística notável: tantos países, cada um com a sua língua, património que cada país defende como identitário numa Europa a mil vozes. Uma riqueza, um desafio, mas uma realidade que também traz dificuldades! Falar duas línguas para além da língua materna é o que se impõe como objetivo para a educação básica de cada europeu. Propomos, nesta apresentação, mostrar um caminho para vencer a resistência ao aprendizado fundamental das línguas estrangeiras: afinal, elas são irmãs, ou primas umas das outras. É possível, pela identificação das matrizes latinas ou gregas nelas presentes, estabelecer paralelos, laços de família que as aproximam, que desfazem o medo do desconhecido e nos revelam a paisagem linguística sedutora que nos identifica como europeus, também pela partilha das matrizes linguísticas comuns.
- Público-alvo: alunos do 7º ao 9º ano
“Monstros e bicharocos. O clássico e o fantástico juvenil” – Prof. Doutora Paula Barata Dias (Duração: 45 m - 90 m)
- Sinopse: Os mundos possíveis, o sobrenatural, o monstruoso e o fantástico povoam a imaginação e a criatividade humanas desde tempos remotos: histórias de entreter e assustar, mas também para refletir e educar. Os seres extraordinários povoam a literatura e as imagens porque prendem a atenção e estimulam a curiosidade, mas também porque convidam as pessoas a contemplarem os limites da sua humanidade, de que ela é feita e de que modo ela se relaciona com o mundo envolvente. Nesta apresentação procuramos mostrar a universalidade de alguns modelos do fantástico de sucesso, que hoje estão presentes na literatura, no cinema, nos jogos virtuais e na BD, que se apropriam de um universo criativo nascido no mundo antigo: seres híbridos, super-heróis, grandes vilões, de onde vêm?
- Público-alvo: 2º e 3º ciclos (convém não misturar os dois ciclos na mesma sessão)
“As artes liberais em Roma” – Prof. Doutor Paulo Sérgio Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)
- Sinopse: Embora os conceitos de trívio (gramática, retórica e dialética) e quadrívio (aritmética, geometria, astronomia e música) sejam relativamente tardios e os Romanos tenham chegado a considerar a pintura e a escultura entre as artes liberais, a verdade é que as disciplinas que haveriam de constituir o trívio e o quadrívio já apareciam pontualmente agrupadas em autores anteriores e havia quem considerasse a filosofia a arte liberal por excelência, isto é, aquela que tornava o homem verdadeiramente livre.
- Público-alvo: alunos do 7º ao 12º ano
“Os escravos em Roma” – Prof. Doutor Paulo Sérgio Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)
- Sinopse: Trata-se de uma reflexão sobre a origem da escravatura, sobre as fontes, a vida dura e os castigos dos escravos, sobre a alforria e a integração dos libertos na sociedade romana, sobre o vocabulário da escravatura que usamos sem saber que tem origem nessa realidade.
- Público-alvo: alunos do 7º ao 12º ano
“Contributos para o projeto individual de leitura” – Prof. Doutora Fátima Ferreira
- Sinopse: apresentação de sugestões de leitura baseadas em obras clássicas ou de inspiração clássica, de acordo com a faixa etária dos alunos. As sugestões apresentadas permitem o cruzamento com as obras contempladas no programa da disciplina de Português, mas procuram igualmente alargar o universo de leitura dos alunos. Pretende-se que os alunos contactem com autores e temas diversos, através de esquemas conceptuais, destaque de personagens ou espaços, proporcionando alguns momentos de leitura (excertos previamente selecionados).
- Público-alvo: 2.ºciclo/3.º ciclo/ensino secundário (sessões separadas)
Nota: mediante entendimento pessoal do colega responsável pela sessão com a(s) Escola(s) que solicitar(em) a palestra, é possível que algumas dessas sessões sejam realizadas online.
2. Oferta da assinatura do Boletim de Estudos Clássicos à Biblioteca da Escola, bem como dos números anteriores disponíveis.
3. Oferta de publicações do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, de acordo com as necessidades e os interesses da Escola.
4. Acolhimento de uma visita de estudo de discentes da Escola por responsáveis da APEC e pela Secção de Estudos Clássicos na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, num dia a definir com as turmas e com os professores interessados.
B – Paralelamente, os alunos das Escolas cooperantes são convidados a participar nas seguintes iniciativas já existentes
1. Atividades desenvolvidas pelo FESTEA - Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico
2. Atividades desenvolvidas pelo grupo de teatro Thíasos da Faculdade de Letras
que apresenta peças de teatro greco-latino e dinamiza oficinas de Cultura Clássica de forma continuada.
3. Ludi Conimbrigenses
na sequência de um projeto europeu iniciado em 2014, a acontecer previsivelmente em maio de 2024.