/ Activities / Banned Books during the Estado Novo

A questão agrária em Portugal

de Álvaro Cunhal

Redigido nos anos 50, em «circunstâncias particularmente adversas», quando Cunhal estava preso na Penitenciária de Lisboa, foi primeiro publicado (1966) em russo, na Editorial Progresso, de Moscovo. Na apreciação do «leitor» da PIDE Estevão Martins pode ler-se que «a personalidade do autor, português renegado, a sua nefasta atuação política e os dizeres apresentados nas orelhas da capa são suficientes para impor a proibição deste livro».

PROIBIDO DE CIRCULAR

Percebe aqui como a PIDE trabalhava, numa leitura de Alexandra Silva e José Carlos Nelas (Bonifrates)

Passo da intervenção de Francisco Melo (PCP), na sessão evocativa dos 40 anos da Revolução de Abril, Lisboa, 10 de novembro de 2014:

«Embora o pidesco leitor refira no seu despacho temas do conteúdo da obra, que considera serem «debatidos pelo autor de maneira revoltante por traduzirem um profundo rancor à actual situação política portuguesa», a sua leitura da obra não deve ter passado das mencionadas orelhas da capa pois, tendo recebido o livro para leitura no dia 2 de maio de 1969, exarou o seu despacho logo no dia seguinte. São muitas páginas, mesmo para um treinado leitor