Candidaturas abertas: Programa UP Ensino Superior 2025

27 maio, 2024≈ 4 mins de leitura

Estão abertas as candidaturas para o Programa UP Ensino Superior 2025, uma linha de financiamento de até 30 mil euros por projeto para as instituições de ensino superior que apresentem projetos para desenvolver em parceria com instituições dos Estados Unidos, tendo em vista a promoção do desenvolvimento e da internacionalização do Ensino Superior português.

No ano passado, a FLAD selecionou cinco projetos de instituições do Norte ao Sul do país, atribuindo um total de 105 mil euros para desenvolverem projetos em parcerias com instituições de referência nos EUA.

Os projetos selecionados poderão receber até um máximo de 30 mil euros de financiamento, para projetos que contemplem, de forma combinada ou isolada, por exemplo:

• Cooperação e/ou articulação curricular (ex: desenvolvimento de diplomas duplos ou conjuntos; apoio financeiro para desenvolvimento de novos consórcios entre Portugal e os EUA; etc);
  • Adoção e utilização de tecnologia (ex: aprendizagem Internacional Colaborativa Online – COIL, mobilidade virtual, etc);
  • Treino e desenvolvimento de docentes e staff (ex: estadias de curta duração para treino em imersão);
  • Investigação conjunta (ex: projetos conjuntos, redes multilaterais);
  • Aquisição de talento (ex: contratações conjuntas/joint appointments);

As propostas poderão ser direcionadas a qualquer nível de ensino superior abrangendo níveis de licenciatura, mestrado, doutoramento, formação executiva, etc., de forma isolada ou combinada, e qualquer área do saber.

Universidades, Politécnicos, Faculdades, Centros de Investigação ou Escolas Superiores poderão apresentar candidaturas que envolvam duas ou mais universidades (consórcios), de ambos os lados do Atlântico.

• Candidaturas entre 15 de maio e 15 de setembro, 2024;
  • Os candidatos serão notificados até 21 de outubro, 2024.

As propostas premiadas receberão o apoio em momento a determinar.

O apoio será disponibilizado durante o ano de 2024 para iniciativas a iniciarem-se durante o ano académico 2024/25.

Critérios de Elegibilidade

• As candidaturas devem ser submetidas por parte das IES portuguesas;
  • As candidaturas podem ser submetidas em inglês ou português;
  • A cada candidatura submetida, em modo individual ou em formato de consórcio, deverá estar associado um Investigador Principal/Diretor de Projeto que representa a(s) IES(s) envolvida(s) em Portugal, e a indicação de um ponto de contacto de referência na(s) IES(s) envolvidas nos EUA;
  • A candidatura deve demonstrar de forma clara, no orçamento, qual o envolvimento financeiro das partes. É requisito que o contributo da IES parceira nos EUA seja equiparado ao da IES portuguesa.

As candidaturas são submetidas através do formulário online, disponível aqui: https://flad.secure.force.com/CandidaturaMain?language=pt_PT

Mais informações: Candidaturas abertas: Programa UP Ensino Superior 2025 - FLAD