Mobilidade de estudantes "incoming" (estudar/fazer estágio na Universidade de Coimbra)
Candidatura a estudos ou estágios
Por favor, leia o guia de candidatura e consulte a lista de códigos ISCED (áreas de estudo). Antes de proceder à candidatura online, por favor veja o nosso tutorial.
Atenção: se a sua Universidade não se encontra na lista de protocolos disponíveis contacte-nos através do email: dri.intstudy@uc.pt
Nomeações
Não exigimos nomeações aos estudantes de instituições parceiras ao abrigo do Programa Erasmus+, apenas que submetam a candidatura.
As nomeações são apenas aplicáveis a estudantes ao abrigo de “Outras Mobilidades/ Convénios” entre 1 janeiro e 30 de junho.
Prazos de candidatura para todos os estudantes:
- Candidatura para um ano académico ou para o primeiro semestre: 1 de março a 15 de julho.
- Candidatura para o segundo semestre: 1 de setembro a 15 de dezembro.
Os estudantes provenientes de Universidades parceiras da Universidade de Coimbra que já tenham usufruído da oportunidade de fazer mobilidade académica ou estudantes de Universidades não parceiras têm agora a oportunidade de estudar por um ou dois semestres na Universidade de Coimbra como estudantes "Free Mover".
Os estudantes "Free Mover" têm a possibilidade de escolher disciplinas de todos os cursos oferecidos pelas Faculdades, desde que o Coordenador de área aprove o plano de estudos escolhido, que deve ser maioritariamente composto de disciplinas lecionadas na Faculdade que vão frequentar.
Os estudantes "Free Mover" têm acesso a todos os serviços da Universidade de Coimbra.
Candidatura
Um estudante "Free Mover" deverá ter terminado pelo menos 3 semestres na sua Universidade de origem e deverá ter um nível de conhecimentos de português (nível B1) e/ou de inglês (nível B2). Será também necessário a apresentação de um comprovativo da concordância da Universidade de origem.
Os procedimentos de candidatura são feitos online em inforestudante.uc.pt e são obrigatórios. Por favor, leia cuidadosamente o guia de candidatura antes de iniciar o preenchimento da candidatura.
Taxas académicas
Os estudantes "Free Mover" terão de pagar uma taxa de frequência à Universidade de Coimbra, sendo esta variável consoante o número de créditos ECTS das disciplinas selecionadas e a Faculdade a frequentar. É também obrigatório o pagamento referente ao seguro escolar e à taxa de inscrição (valor aprovado anualmente e publicado em Diário da República).
Para saber qual o valor a pagar pelo seu período de estudos, por favor contacte dri.intstudy@uc.pt
Calendário letivo
As aulas do 1.º semestre iniciam-se na primeira semana de setembro e as dos 2.º semestre na segunda semana de fevereiro. Poderá consultar as datas do calendário académico da Universidade de Coimbra emwww.uc.pt/academicos/regulamentos/calendario
Planos de estudo
A informação sobre os conteúdos programáticos das disciplinas está indicada no guia de candidatura e atualizada online em:
Se precisar de ajuda com o seu plano de estudos, contacte o Coordenador de área e/ou Gabinete de Relações Internacionais da faculdade, cujos contactos pode encontrar aqui.
Acompanhamento Académico
Após a sua chegada à Universidade de Coimbra, deverá dirigir-se ao Student Hub para proceder ao seu primeiro registo e receber toda a informação prática que lhe poderá vir a ser útil. Posteriormente deverá contactar o seu Coordenador na UC sobre as disciplinas a frequentar, os respetivos horários e outras questões de relevo académico. Note que a Divisão de Relações Internacionais não pode informar sobre estas questões. No fim do seu período letivo, a Divisão de Relações Internacionais enviará a sua Transcrição de Registos com os respetivos créditos ECTS.
Contactos
Para mais informação, contacte a Divisão de Relações Internacionais através do email: dri.intstudy@uc.pt
A Universidade de Coimbra tem um coordenador para a mobilidade (coordenador ECTS) por Faculdade; cada Faculdade nomeia um coordenador ECTS por área de estudo/departamento. Estes coordenadores trabalham estreita colaboração com a Divisão de Relações Internacionais, e são responsáveis pelos processos de elaboração dos contratos de estudo e reconhecimento académico dos estudantes de mobilidade.
Requisitos Linguísticos
Como a maioria das unidades curriculares são lecionadas em português, os estudantes Erasmus são vivamente aconselhados a fazer curso de preparação OLS disponível online (o acesso é fornecido pela instituição de origem). Outros estudantes que não falem português também podem fazer a unidade curricular semestral "Língua Portuguesa Erasmus" na UC, desde que a incluam no seu plano de estudos quando se candidatam à mobilidade. Podem ainda participar do Curso Intensivo de Preparação Linguística no início de cada semestre, em setembro e fevereiro (frequência sujeita ao pagamento de uma taxa).
Existem várias unidades curriculares lecionadas em língua inglesa, e, na maioria dos casos, os estudantes de intercâmbio podem ser autorizados pelos professores a redigir os exames ou a entregar os trabalhos escritos em inglês (ou noutra língua, se ambas as partes a conhecerem). As unidades curriculares dos cursos de Línguas Modernas são geralmente lecionadas nas línguas que fazem parte dos planos de estudo (português, inglês, francês, espanhol, alemão, italiano ou neerlandês).
Se precisar de ajuda com o seu plano de estudos, contacte o Coordenador de área e/ou Gabinete de Relações Internacionais da faculdade, cujos contactos pode encontrar aqui.
Cursos de línguas e culturas
O Centro de Línguas da Faculdade de Letras da UC oferece uma grande variedade de oportunidades para os estudantes aperfeiçoarem as suas capacidades linguísticas em português e noutras línguas, desde as línguas europeias até às línguas orientais. Estes cursos são lecionados por falantes nativos.
Estudantes Erasmus+ e de Outros Programas de Mobilidade
Completou devidamente a sua candidatura?
Nesse caso, apenas precisará de trazer consigo:
- Cartão de Identidade/ Passaporte (obrigatório para quem não é cidadão da UE)
- Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) ou seguro de saúde privado (se não é cidadão da EU) ou Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM (anteriormente designado de PB-4) se for cidadão brasileiro
- Boletim de Vacinas (com a vacina do tétano em dia)
- Visto (obrigatório para quem não é cidadão da EU, inclusive para três meses de estudo)
Confirmação de chegada e agendamento de atendimento
Muito importante: logo que saiba qual será a sua data de chegada a Coimbra deverá, acedendo a inforestudante.uc.pt, junto à sua candidatura, agendar a confirmação da sua chegada à Universidade de Coimbra, inscrevendo-se num dos períodos disponíveis. A sua presença nessa sessão é obrigatória para concretizar a sua inscrição!
Como obter o visto
Os cidadãos sem nacionalidade de um país da União Europeia, que queiram realizar um período de estudos ou de estágio em Portugal, precisam de obter um visto junto do Consulado/ Embaixada portuguesa mais próxima da sua área de residência.
Após aceitação do plano de estudos/ estágio pelo coordenador de mobilidade, os estudantes podem descarregar a Carta de Aceitação a partir do inforestudante.uc.pt (a custo zero) através dos seguintes passos:
Login > Candidaturas > Mobilidade Incoming > Detalhes > Documentos de Aceitação > Download
Esta carta deve ser anexada aos restantes documentos exigidos pelos serviços consulares, aquando do pedido de visto. O pedido de visto deve ser feito pelo requerente, com a maior antecedência possível em relação à data de início da estadia em Portugal.
Informe-se sobre os tipos de visto mais adequados ao seu caso, documentação exigida e o procedimento para a sua obtenção junto do Consulado de Portugal mais próximo da sua área de residência (pesquise localizações e contactos no mapa interativo do Portal das Comunidades Portuguesas).
O pedido de visto, os custos associados, e a recolha dos documentos exigidos pelos serviços consulares são da exclusiva responsabilidade dos requerentes.
A avaliação e validação dos pedidos e a respectiva emissão dos vistos é da exclusiva responsabilidade dos serviços consulares.
Alojamento
Os estudantes de mobilidade podem requerer alojamento nas residências universitárias registadas na plataforma de alojamento da Universidade de Coimbra disponível online em www.uc.pt/go/alojamento.
Fora das residências universitárias da UC há muita oferta para estudantes, incluindo a possibilidade de arrendar apartamentos com ou sem mobília e cozinha equipada, quartos em casas de família e residências privadas. No caso de optar por esta via e tiver dúvidas acerca das condições oferecidas, poderá considerar reservar alojamento por alguns dias num hostel ou num hotel e apenas assinar o contrato de arrendamento após a sua chegada a Coimbra e depois de ter visitado as instalações e confirmado as condições.
Por favor, note que a reserva de alojamento, seja qual for a opção, é da sua responsabilidade.
O que é o Programa Buddy?
Trata-se de um programa que visa recrutar estudantes da Universidade de Coimbra (conhecidos por “buddies”) que se disponham a acompanhar um/a estudante estrangeiro/a e a facilitar a sua integração na Universidade de Coimbra, durante o seu período de mobilidade na UC.
Em que consiste?
O/A “buddy” deve estar disponível a partir do início dos semestres (setembro/fevereiro), altura em que os/as estudantes estrangeiros/as começam a chegar à Universidade de Coimbra.
O/A “buddy” é uma preciosa ajuda para um/a estudante que acaba de chegar a um país e a uma cultura novos e que, na maior parte das vezes, não fala português e, por isso, necessita da tua ajuda para tratar de assuntos tão simples como: procura de uma casa, inscrição nas disciplinas integração na vida estudantil, entre outras coisas.
É uma óptima oportunidade de conheceres estudantes estrangeiros, de fazeres amigos para a vida e de praticar as tuas competências linguísticas. Não percas esta oportunidade de ter uma experiência internacional "em casa".
Como posso participar?
Contacta o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) da tua Faculdade ou a Erasmus Student Network de Coimbra, se a tua Faculdade não tiver GRI.
Procedimentos Administrativos nas Relações Internacionais
Estudantes Erasmus+ e de Outros Programas de Mobilidade
O que fazer à chegada?
1. Dirigir-se à Sessão de Acolhimento no local indicado:
- Prestar muita atenção a toda a informação e à documentação que lhe for entregue;
- Receber formulário de chegada e partida/ solicitar preenchimento de formulário semelhante da sua universidade de origem;
- Receber o cartão de estudante. Caso o cartão ainda não esteja disponível deve entrar em inforestudante.uc.pt, menu lateral > Balcão Académico > Certidões > Gerar Certidão e selecionar a opção Certificado Multiusos - este documento identifica-o como estudante da UC, enquanto não recebe o cartão;
- Receber a declaração para efeitos de registo no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ou na Câmara Municipal;
- Receber folha de alterações ao Contrato de Estudos.
2. Ativar email de estudante e pagar taxa de inscrição e seguro escolar
- Após a Sessão de Acolhimento, deve entrar em inforestudante.uc.pt para ativar a sua conta como estudante - leia atentamente a mensagem do sistema. O novo login atribuído será o que deve utilizar para aceder à rede wireless da UC (Eduroam), que pode ver como configurar em www.uc.pt/wifi.
- Para frequentar a UC, é necessário pagar a taxa de inscrição e o seguro escolar (cobertura de acidentes nos espaços da UC durante a atividade letiva) no valor de 20 EUR.
- Os dados para pagamento estão disponíveis em inforestudante.uc.pt, menu lateral> Balcão Académico> Propinas e Emolumentos> Itens a Pagamento.
3. Reunir com o/a Coordenador/a de Mobilidade da sua área de estudos para:
- Se apresentar e conhecer o/a Coordenador/a;
- Aceder a inforestudante.uc.pt para consultar a sua matrícula e inscrição no menu Dados Curriculares e o seu horário de aulas no menu Horários;
- Verificar se precisa de fazer alguma alteração ao Contrato de Estudos. Se sim, essas alterações têm que ser justificadas e autorizadas pelo/a Coordenador/a de Mobilidade, através do preenchimento da folha de alterações ao Contrato de Estudos (folha de alteração ERASMUS; folha de alteração Outras Mobilidades). No prazo máximo de 1 mês, este documento deve ser assinado pelo/a estudante, coordenadores/as da universidade de origem e de mobilidade da UC, e entregue no Student Hub ou no Gabinete de Relações Internacionais da Faculdade (FCDEF; FDUC; FEUC; FMUC; FPCE).
Antes de regressar a casa, por favor, não esqueça de:
- Certificar-se de que as suas disciplinas estão corretas em inforestudante.uc.pt;
- Se fez alterações ao seu Plano de Estudos, certifique-se que a sua Universidade de origem assinou o documento e que o entregou aos nossos serviços. A sua Transcrição de Registo de notas dependerá disso;
- Fale com o coordenador na UC;
- Preencha o questionário de avaliação da satisfação com os serviços prestados conforme solicitado pelos serviços;
- Verifique se a sua Universidade de origem lhe exige documentos de partida e venha ao Student Hub um dia antes de partir.
A equipe da Mobilidade Incoming deseja-lhe boa sorte no futuro!
Foi um prazer recebê-lo entre nós!
Sobre o Sistema ECTS
O Sistema Europeu de Transferência de Créditos foi lançado inicialmente, em 1989, como um projecto-piloto no âmbito do Programa Erasmus. O objectivo na altura era facilitar o reconhecimento dos períodos de estudo efectuados no estrangeiro pelos estudantes de mobilidade através da transferência de créditos. Enquanto um sistema de transferência, o ECTS disseminou-se por trinta países e foi adoptado por mais de mil instituições de ensino superior.
Quarenta Estados aderentes ao Processo de Bolonha identificaram o ECTS como um dos pilares fundamentais do Espaço Europeu de Ensino Superior. Muitos países já adoptaram o ECTS, legalmente, como um sistema de acumulação dentro dos seus próprios sistemas de ensino superior, e outros estão em vias de o fazer.
A Universidade de Coimbra aplicou oficialmente o ECTS a todos os seus cursos a partir de Dezembro de 2005 com a publicação do Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares aos Cursos da Universidade de Coimbra, nos termos definidos pelo Decreto-lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro.
O ECTS torna os programas de estudo inteligíveis e fáceis de comparar. Pode ser utilizado para todo o tipo de cursos e contextos de aprendizagem ao longo da vida. Serve para os estudantes, em geral, e para os estudantes de mobilidade: pode funcionar em termos de acumulação de créditos dentro de uma instituição e de transferência de créditos entre instituições. Por todas estas razões o tão conhecido acrónimo “ECTS” remete agora para “Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos”.
O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos é um sistema centrado no estudante e baseado no volume de trabalho requerido ao estudante para que este alcance os objectivos de determinado programa de estudos. Estes objectivos são definidos preferencialmente em termos de resultados de aprendizagem e competências.
O ECTS baseia-se no princípio de que 60 créditos medem o volume total de trabalho de um estudante a tempo inteiro. Na Europa, esse volume de trabalho situa-se entre as 1500 e 1800 horas por ano e nesses casos um crédito corresponde a 25-30 horas de trabalho. Regra geral, 30 créditos equivalerão a um semestre e 20 créditos a um trimestre de estudos.
No ECTS, os créditos apenas podem ser obtidos nos casos em que se verifique a aprovação do estudante nos trabalhos requeridos e uma avaliação correcta dos resultados de aprendizagem atingidos. Resultados de aprendizagem são conjuntos de competências que exprimem o que o estudante deverá saber, compreender e fazer depois de completar o processo de aprendizagem.
O volume de trabalho no ECTS consiste no tempo requerido para a realização de todas as actividades de aprendizagem previstas, tais como aulas presenciais, seminários, estudo independente, preparação de projectos, exames, etc. Os créditos são atribuídos a todas as componentes educacionais de um programa de estudos (unidades curriculares, módulos, estágios, projectos, dissertações, etc.) e reflectem a quantidade de trabalho requerido.
O ECTS assenta em três elementos de base: informação (sobre os programas de estudo e os resultados do estudante), acordo mútuo (entre os estabelecimentos parceiros e o estudante) e utilização de créditos ECTS (valores que indicam o volume de trabalho do estudante). Estes três elementos de base traduzem-se em três documentos-chave, a saber: dossiê de informação, contrato de estudos e transcrição do registo académico.
Para mais informação sobre o ECTS, consulte o sítio web da Comissão Europeia ou leia o ECTS User's Guide.
Aplicação do Sistema ECTS e Reconhecimento Académico
› Sistema ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos)
A Universidade de Coimbra aplicou oficialmente o ECTS a todos os seus cursos a partir de Dezembro de 2005 com a publicação do Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares aos Cursos da Universidade de Coimbra, nos termos definidos pelo Decreto-lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro.
Para mais informações acerca da utilização da escala de notas ECTS, consulte esta página.
› Reconhecimento Académico dos Períodos de Estudo no Estrangeiro
O reconhecimento académico dos períodos de estudo no estrangeiro dos estudantes da Universidade de Coimbra é feito através da utilização do Contrato de Estudos ("Learning Agreement") acordado e assinado por todas as partes envolvidas (estudante, universidade de origem e universidade de acolhimento), da Transcrição dos Registos Académicos ("Transcript of Records") emitido pela universidade de acolhimento, no final da mobilidade, que serve de base ao processo de creditação das unidades curriculares realizadas durante o período de mobilidade no plano de estudos do estudante na UC.
Os estudos realizados pelos estudantes durante o período de mobilidade são também claramente referidos no Suplemento ao Diploma, emitido pela UC, após a conclusão do curso.