Campus Europeu de Cidades Universitárias – EC2U

O Campus Europeu de Cidades Universitárias – EC2U é uma aliança multicultural e multilingue formada por sete universidades com grande historial, orientadas para o ensino e a investigação, de implantação local e global, e situadas em quatro regiões distintas da União Europeia.

A criação formal da aliança EC2U foi feita através do memorando de entendimento assinado em 2018 pelos Reitores da Universidade de Coimbra, da Universidade Alexandru Ioan Cuza, de Iasi (Roménia), da Universidade de Pavia (Itália), da Universidade de Poitiers (França) – universidade coordenadora, da Universidade de Salamanca (Espanha), da Universidade de Turku (Finlândia) e da Universidade de Jena (Alemanha). A aliança EC2U é uma comunidade de 160 000 estudantes, docentes e pessoal técnico, com acesso direto a mais de 1 500 000 cidadãos.

É propósito do EC2U promover o desenvolvimento de um espaço de inovação que permita fluxos de mobilidade livre entre as seis universidades e as cidades que lhes estão associadas. Este modelo de abertura deverá contribuir para ultrapassar visões estereotipadas quanto às identidades regionais e nacionais, no sentido de uma Europa unida e mais forte. A aliança propõe-se atingir este desiderato através da criação de um campus pan-europeu ligado pela identidade europeia comum, capaz de contribuir para a formação de um ecossistema de ensino superior inteligente, baseado num novo modelo de ensino de qualidade para uma sociedade civil inclusiva.

Consulte a apresentação inicial da Aliança EC2U (2020) aqui.

Saiba mais em https://ec2u.eu/